quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Era do Gelo 4: Sinais de cansaço

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Para que a franquia permaneça viva, A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift) aposta nos mesmos elementos dos filme anteriores. Se isso garante o sorriso no rostos dos fãs de Sid e companhia, mostra que a série precisa se renovar.

A caminhada

Mais uma vez, o conflito central obriga os personagens a fazer uma viagem. Agora Manny, Sid e Diego ficam presos em um iceberg quando terremotos assolam o local onde todos vivem. Os tremores causarão o fim da Panaceia (continente único) e criarão o mapa-múndi mais parecido com o que conhecemos atualmente. Em terra firme, Ellie e a filha Amora também precisam mover suas patas. As mudanças geológicas as obriga a procurar um novo lar.

No primeiro filme (2002), o trio tinha como missão devolver um bebê humano. Em A Era do Gelo 2 (2006), os animais fugiam de uma inundação. Na aventura apresentada em 2009, Sid se perde em um mundo secreto abaixo do gelo e os companheiros partem em seu resgate.

Novos rostos

Outro hábito da franquia é apresentar novos personagens a cada filme. Dessa vez há os piratas comandados pelo macaco Capitão Entranha. A tigresa Shira faz parte do grupo e serve de par romântico para Diego. Amora agora é uma adolescente e seu melhor amigo é o ouriço Luís, mais um estreante na série. A amalucada avó de Sid também dá as caras em A Era do Gelo 4.

Em 2006, fomos apresentados a Ellie e seus irmãos gambás. Depois foi a vez da doninha Buck, que não participa do novo filme.

Scrat

Nos dois primeiros episódios da franquia o esquilo só participada de pequenas gags, que normalmente não tinham relação com a história central. Em A Era do Gelo 3 surge um par romântico para Scrat e suas aparições ganham uma linha narrativa mais clara. Agora, o atrapalhado personagem tem uma trama própria bem mais concreta.

Scrat acha um mapa gravado na casca de uma noz que promete levá-lo a um local onde poderá saciar completamente sua fome. Em cada uma de suas aparições, Scrat está seguindo o tal mapa na direção do paraíso das nozes.


A Era do Gelo 4 (Ice Age: Continental Drift)
Direção: Steve Martino, Mike Thurmeier
Roteiro: Michael Berg, Jason Fuchs
Elenco: Denis Leary, John Leguizamo, Ray Romano, Seann William Scott, Wanda Sykes, Peter Dinklage, Josh Gad, Queen Latifah, Jennifer Lopez , Keke Palmer, Josh Peck
Duração: 94 minutos
País: EUA

Nota: 5

2 comentários:

  1. Eu gostei do filme, mas acho que está na hora de parar. Talvez mais um apenas, onde Scrat passe a fazer parte da turma, seria legal. E chega, né? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Cara Silvia,

    É sempre legal quando público e crítica concordam! Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir