segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Minha Mães e Meu Pai



Sinopse: O casal formado por Nic e Jules tem dois filhos, gerados em cada uma delas por inseminação artificial. Agora que as “crianças” já estão na adolescência, eles secretamente armam um encontro com o pai biológico deles. Com isso, o solteirão Paul começa a conviver com eles.


Ficha Técnica
Minha Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right)
Direção: Lisa Cholodenko
Roteiro: Lisa Cholodenko, Stuart Blumberg
Elenco: Annette Bening, Julianne Moore, Mark Ruffalo, Mia Wasikowska, Josh Hutcherson
Duração: 106 minutos
País: EUA


Tudo em família
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: trailer)

A premissa de Minhas Mães e Meu Pai (The Kids Are All Right) é exatamente a mesma de muitas outras comédias dramáticas atuais: uma família vive em harmonia até que surge uma nova pessoa para conviver com eles e desestabilizar a situação. Por essa razão, o público que gosta desse gênero terá exatamente o que se espera do filme, nem mais nem menos.

A diferença é que o novo título traz um casal homossexual como personagens principais. Tudo em Família, comédia dramática que batiza este texto, já trazia personagens gays, mas apenas como coadjuvantes. O interessante na direção de Lisa Cholodenko está no fato de a homossexualidade ser apenas mais um fato da vida, sem tocar na questão dos direitos igualitários independente da orientação sexual – mostrar um casal do mesmo sexo como algo corriqueiro é outra tática para a aceitação.

A intimidade entre Nic e Jules serve para criar piadas, mas o humor não é o forte do filme. Minhas Mães e Meu Pai é uma história sobre família, como funciona a convivência e o amor dessas pessoas.

  Entretanto, a homossexualidade da diretora é algo muito importante em outro aspecto. Mais adiante, cria-se um triângulo amoroso-sexual entre Nic, Jules e Paul. Se um heterossexual resolvesse fazer as mesmas cenas em outro filme, poderia ser taxado de homofóbico, como já vimos em outras produções com personagens gays. A orientação sexual de Lisa é uma chancela para que ela aborde os temas do filme como bem quiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário