quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A Vida Durante a Guerra



Sinopse: Trish disse aos seus filhos que o pai deles tinha morrido, mas na verdade ele está preso por pedofilia. Ela envolve-se com um novo homem e Timmy, seu filho mais velho, está confuso ao descobrir o verdadeiro paradeiro de seu pai. Enquanto isso, Joy afasta-se de seu marido e começa a ver o fantasma de seu ex-namorado.


Ficha Técnica
A Vida Durante a Guerra (Life During Wartime)
Roteiro e Direção: Todd Solondz
Elenco: Shirley Henderson, Allison Janney, Michael Lerner, Dylan Riley Snyder, Ciarán Hinds, Paul Reubens, Emma Hinz
Duração: 98 minutos
País: EUA


Loucura real
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Não é preciso refletir muito para perceber que vivemos em uma sociedade com muitos erros e absurdos. O diretor Todd Solondz não mede esforços para mostrar quanto o mundo está ensandecido em A Vida Durante a Guerra (Life Duiring Wartime).

Trata-se de uma sequência ao seu trabalho anterior, Felicidade (1998), mas com um elenco totalmente novo. Para quem ainda não teve a oportunidade de ver o antecessor, não é preciso se preocupar: é fácil entrar na história sem conhecimento prévio dos personagens e, mais importante, é possível apreciar o filme mesmo assim.

O cartaz é um desenho quase infantil e bem colorido, mas os assuntos discutidos pela produção são bem diferentes. O que o pôster quer mostrar é o comportamento infantil que muitos dos personagens têm. As figuras mais maduras são as crianças, seja o questionador Timmy que ouve confissões sexuais de sua mãe, ou a hipocondríaca Chloe, que pede medicamentos fortes para curar seus males.

O maior elogio ao filme é sua capacidade de conseguir lidar com assuntos bem realistas e em uma mesma cena incluir elementos cômicos e fantasiosos. Além do humor ácido e estranhamente depressivo, há diálogos com fantasmas.

O grande feito de Sollondz está em conseguir passar autenticidade com esses requintes de comédia e de fantasia, indo um passo adiante de Beleza Americana – que tem mensagem semelhante. Com isso, ele consegue provar sua tese do tamanho da loucura do mundo em que vivemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário