sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O Solteirão



Sinopse: Ben é dono de uma rede de revenda de carros. Quando seu médico lhe dá um prognóstico preocupante e pede por novos exames, ele decide aproveitar a vida. Ben torna-se um homem desonesto nas finanças e no casamento.


Ficha Técnica
O Solteirão (Solitary Man)
Direção: Brian Koppelman, David Levien
Roteiro: Brian Koppelman
Elenco: Michael Douglas, Susan Sarandon, Danny DeVito, Mary-Louise Parker, Jenna Fischer, Imogen Poots, Jesse Eisenberg
Duração: 90 minutos
País: EUA


Ficção íntima
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

É comum dizer que a vida imita a arte ou vice-versa. No caso de O Solteirão (Solitary Man), as duas possibilidades se aplicam para o personagem defendido por Michael Douglas. Anos atrás, o ator tratou-se de seu vício em sexo e seu acordo pré-nupcial com Catherine Zeta-Jones prevê uma grande multo em caso de adultério. A arte imita a vida.

Depois de finalizadas as gravações desse longa, Douglas descobriu estar com câncer. Começou então uma luta por sua saúde. A vida imita a arte, apesar de Ben não enfrentar sua condição e usar essa dificuldade como o começo de uma filosofia de vida deturpada.

Esses fatos da vida real são provas da autenticidade do personagem. O Solteirão, apesar do título cômico que recebeu no Brasil, retrata a crise de meia-idade. Essa fase é mostrada com todos os problemas que lhe são típicos. Momentos cômicos até existem, mas trata-se essencialmente de um drama.

Um fato curioso é a repetição de papéis de Michael Douglas e Susan Sarandon neste filme e em Wall Street 2. Em ambas produções, ele vive um homem que não consegue manter seu estilo de vida por conta de suas contravenções do passado. Já Susan interpreta uma mulher que negocia imóveis, com resultados profissionais bem diferentes nos dois casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário