quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ondine



Sinopse: O pescador Syracuse acha em sua rede de pesca uma mulher misteriosa. A filha dele acredita que Ondine seja uma selkie, uma espécie de sereia.


Ficha Técnica
Ondine
Roteiro e Direção: Neil Jordan
Elenco: Colin Farrell, Alicja Bachleda, Alison Barry
Duração: 111 minutos
País: Irlanda, EUA


Novidade no conto de fadas
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: trailer)

O maior feito do filme Ondine é conseguir trazer frescor dentro do formato de conto de fadas. O gênero, que nasceu das histórias orais, passou pela literatura e depois espalhou-se pelos outros meios; é um dos mais engessados.

O roteiro do longa traz elementos marcantes desse tipo de narrativa. Ondine é um ser mágico que muda a vida das pessoas ao seu redor. As questões do verdadeiro amor e a concessão de pedidos mágicos também marcam presença. A novidade está na característica realista e atual do enredo. A ambiguidade é a aposta da trama para prender a atenção do público e conseguir aliar a previsibilidade dos contos de fadas com as surpresas de um filme de mistério.

A seleção do elenco foi muito feliz ao escalar a polonesa Alicja Bachleda para o papel-título. O diretor e roteirista Neil Jordan (Entrevista com o Vampiro) a escolheu porque queria uma rosto desconhecido para a personagem. Dessa forma, aumenta-se o mistério que rodeia o filme. Outro fator a ser considerado é a beleza da atriz: no nível que se espera de um ser mágico.

O ponto negativo fica para a direção de fotografia de Christopher Doyle (A Dama na Água). Nas cenas noturnas é difícil de compreender o que acontece tamanha a escuridão. Não é porque se tem mistério na receita que se pode deixar as coisas no escuro. Deixado esse problema de lado, quem gosta de mistura de gêneros curtirá Ondine.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário