terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cyrus



Sinopse: John, um homem solitário, decide voltar a paquerar e conhece a mulher dos seus sonhos. O problema é que ela tem um filho de 21 anos problemático, Cyrus, e John tem que lidar com os dois e seu relacionamento complexo.


Ficha Técnica
Cyrus
Roteiro e Direção: Jay Duplass, Mark Duplass
Elenco: Jonah Hill, John C. Reilly, Marisa Tomeu, Catherine Keener
Duração: 91 minutos
País: EUA


 por Flávia Yacubian

(Spoilerômetro: )

Cyrus é um desses filmes que pode te enganar de jeito. Com Jonah Hill, Catherine Keener e John C. Reilly no elenco, logo lembramos das comédias à la Judd Apatow (Ligeiramente Grávidos) que eles costumam protagonizar. A primeira cena também engana, com uma certa bizarrice cômica.

Mas não é nada disso. Cyrus se encaixa no que costumam chamar de filme indie. Um roteiro que ressalta um acontecimento cotidiano, perfeitamente plausível, porém não menos bizarro. Usa câmeras digitais e enquadres diferenciados. Também se pauta por diálogos bem construídos, cheio de frases sagazes. Se essa descrição está muito parecida com vários filmes por aí, é que o gênero indie deixou há um tempinho de ser algo alternativo e muitos filmes mainstream seguem as mesmas regras.

Por exemplo, o enquadramento de câmera em Cyrus lembra mais a série The Office do que qualquer filme que tenha subertido regras de filmagem. Isso está cada vez mais comum nas produções da Fox Searchlight, que antes era sinal de uma produçãodiferenciada, hoje lança filmes extremamente parecidos entre si.

No entanto, Cyrus, mesmo abusando de recursos já pasteurizados, se destaca pela atuação do elenco. Catherine Keener, Marisa Tomei, e John C. Reilly já vimos em dramas interessantes, sempre com boas atuações. Já Jonah é uma novidade. O nome do filme mostra que o personagem principal da trama é o de Jonah. E o ator surpreende em uma atuação forte de um personagem extremamente complexo. John
funciona como um espelho desse personagem e, como um reflexo, mantém sua atuação distanciada porém compatível com a de Hill.

O roteiro torna a relação dos dois bastante aflitiva, e o filme não é recomendado para quem não gosta de observar problemas emocionais com difícil resolução. Claro que com esses nomes no elenco, não temos um drama tradicional, mas uma história muito real, com pitadas de comédia, às vezes não intencional, porém divertida.

Cyrus não vai agradar a maioria, mas quem der uma chance, sabendo que não verá uma comédia tradicional, pode se surpreender.

2 comentários:

  1. EU queria uito ver esse filme, tinh até esquecido. VOu escrever na mão pra baixar qndo chegar em casa. VLw

    ResponderExcluir