quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Os Melhores de 2012 – Internacional

por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Eis a lista dos melhores filmes estrangeiros que entrarem em cartaz nas salas comerciais do Brasil. Para ver a lista dos títulos nacionais, clique aqui.

1. Drive

Se os filmes de trabuco de Charles Bronson fossem elegantes, eles seriam assim. Um raro exemplo de adaptação que fica melhor do que a obra original.

LEIA MAIS:
Crítica comparativa com Shame

2. Precisamos Falar sobre o Kevin

Atores em sintonia e uma história impactante fazem a experiência de ver esse filme ser algo marcante. Recomenda-se reservar algum tempo depois da sessão antes de fazer qualquer outra coisa.

LEIA MAIS:
Causos de Cinema: Pausa necessária

3. A Separação

A premissa do filme parece simples, mas permite que se veja um complexo retrato da sociedade iraniana. Mesmo sob ameaças, prisões e exílios; os realizadores de lá ainda produzem pérolas como esta.

LEIA MAIS:
Crítica do filme

4. Moonrise Kingdom

A atmosfera de estranhamento de Wes Anderson (O Fantástico Senhor Raposo) permanece presente. O bom uso do elenco infantil traz uma inesperada fofura para a obra do cineasta.

5. As Vantagens de Ser Invisível

Costumo dizer que quanto mais o cineasta está pessoalmente envolvido com a história do filme, pior é o resultado. Neste caso, o autor do romance o transformou em roteiro de cinema e ainda assumiu a direção. Trata-se de uma sensível exceção.

LEIA MAIS:
Perfil dos atores do filme

6. Fausto

Há inúmeras adaptações dessa história, mas Aleksandr Sokurov (Aleksandra) resolveu usar o incômodo do espectador como espinha dorsal para sua versão. Uma experiência extenuante que só funciona por causa do talento do diretor.

LEIA MAIS:
Crítica do filme

7. Jogos Vorazes

A missão dessa nova franquia é preencher a lacuna no mercado deixada pelo fim de Harry Potter e Crepúsculo. No entanto, o primeiro capítulo mostra inteligência e ainda traz crítica social. Esses ingredientes fazem muito bem a qualquer filme, especialmente em produções para o público jovem.

8. Pina

Depois da onde de pirotecnia pós-Avatar, parece que encontramos tempo para fazer filmes em que o 3D acrescenta algo ao conjunto. Um documentário sobre uma importante dançarina parece ser a oportunidade ideal para explorar os recursos da estereoscopia.

LEIA MAIS:
Crítica do filme

9. A Primeira Coisa Bela

Italianos são famosos por sua dramaticidade e nesse filme se faz justiça ao estereótipo. O roteiro consegue autenticidade com personagens imperfeitos e a mensagem é igualmente bonita e emocionante.

LEIA MAIS:
Crítica do filme

10. Tomboy

Às mentes pequenas que acham que a homossexualidade é algo que se incute na cabeça das crianças, esse filme mostra que o negócio funciona diferente. É o preconceito que pode ser ensinado.

LEIA MAIS:
Crítica do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário