quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sete Psicopatas: Humor absurdo

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Os gêneros cinematográficos ajudam o público a saber o que se deve esperar de cada filme. No entanto, quando se trata de uma comédia absurda, sabe-se apenas que haverá riso em situações inesperadas.

Nesse sentido, o nome que o filme Sete Psicopatas e um Shih Tzu (Seven Psycopaths) ganhou no Brasil é melhor do que o original. Ao incluir na lista o pequeno cachorro de origem asiática, o título já anuncia o estranhamento que deve ser esperado. O nome original não consegue transmitir essa mensagem.

A história gira em torno de um aspirante a roteirista (Colin Farrell, de O Vingador do Futuro) que quer escrever um filme sobre sete psicopatas. Conforme batalha para compor cada página, Marty se envolve em uma perseguição violenta entre um mafioso (Woody Harrelson, de Jogos Vorazes) e sequestradores de cães.


A proximidade entre os conflitos que o escritor testemunha e os que estarão em seu roteiro produz momentos de metalinguagem. O recurso funciona bem em uma comédia absurda. Outro ponto positivo é o roteiro (do filme mesmo, não o que o personagem escreve), que explica muita coisa e deixa outras tantas em aberto – só para que o espectador não fique muito seguro de si.

O mais importante, contudo, é o objetivo da produção. Sete Psicopatas e um Shih Tzu alerta para a loucura generalizada na sociedade estadunidense. A denúncia social é um dos principais papéis da comédia, em filmes ou em outros meios.

Atualmente a comédia absurda foi usada em outra oportunidade com o mesmo propósito. Os Homens que Encaravam Cabras (2009), outro título propositalmente bizarro, usa piadas inesperadas para mostrar o lado psicológico da guerra.


Sete Psicopatas e um Shih Tzu (Seven Psycopaths)
Roteiro e Direção: Martin McDonagh
Elenco: Colin Farrell, Woody Harrelson, Sam Rockwell, Abbie Cornish, Christopher Walken, Linda Bright Clay
Duração: 110 minutos
País: Reino Unido

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário