sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Estreias da semana

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

A Caverna dos Sonhos Perdidos

As primeiras pinturas não foram feitas em telas planas, mas na parede das cavernas. O documentário em 3D exibe as gravuras mais antigas já descobertas.

LEIA MAIS:
Crítica do filme


Lincoln

Durante a Guerra de Secessão, o presidente Lincoln (Daniel Day-Lewis, de Nine) percebeu a chance de instaurar o fim da escravidão nos Estados Unidos. Para isso, realizou uma série de negociações com membros do Congresso.

Há 10 anos, Steven Spielberg contou a história de outro libertador em A Lista de Schindler. A diferença é que o roteiro de seu filme mais antigo passou por uma “limpeza de diálogos” para deixar as falas mais enxutas. Seu trabalho mais recente não seguiu o mesmo caminho e ficou verborrágico e sonolento – sem contar a patriotada.

LEIA MAIS:
Texto comparativo com A Lista de Schindler (Saraiva Conteúdo)

Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Tony Kushner
Elenco: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairn, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, Hal Holbrook, Tommy Lee Jones, John Hawkes, Jackie Earle Haley, Bruce McGill, Tim Blake Nelson
Duração: 150 minutos
País: EUA

Nota: 4

O Mestre

Um homem volta da guerra traumatizado e encontra certo conforto no culto com um líder misterioso. Paul Thomas Anderson trata com cinismo a fé e tem um ótimo elenco para isso.

LEIA MAIS:
Crítica do filme


País do Desejo

A pianista Roberta (Maria Padilha, de Fim da Linha) sofre de uma doença grave. Sua vida muda completamente quando conhece Padre José (Fábio Assunção, de Totalmente Inocentes).

O roteiro desse filme deveria ter passado por uma intensa revisão antes que permitissem o começo das gravações. De tempos em tempos, a história traz elementos gratuitos e bizarros, como se a única intenção fosse chocar ou surpreender a qualquer custo.

Direção: Paulo Caldas
Roteiro: Paulo Caldas, Pedro Severien, Amin Stepple
Elenco: Fábio Assunção, Gabriel Braga Nunes, Nicolau Breyner, Germano Haiut, Maria Padilha
Duração: 78 minutos
País: Brasil, Portugal

Nota: 3

País do Desejo foi visto na Mostra CineBH 2011


O Resgate

Depois de cumprir sua pena, Will (Nicolas Cage, de Reféns) sai da cadeia determinado a deixar a criminalidade no passado. Um ex-parceiro de crime (Josh Lucas, de J. Edgar) vai atrapalhar sua decisão ao sequestrar a filha dele (Sami Gayle, de O Substituto). O vilão exige uma grande quantia em dinheiro que obriga Will a fazer coisas que tinha deixado para trás.

O filme não tem qualquer traço personalidade e parece já ter sido visto anteriormente em alguma sessão televisiva. Se não fosse pelo apelo que o ator principal ainda tem, com certeza o título seria lançado diretamente em DVD.

O Resgate (Stolen)
Direção: Simon West
Roteiro: David Guggenheim
Elenco: Nicolas Cage, Josh Lucas ,Danny Huston, Malin Åkerman, Sami Gayle, Edrick Browne, Mark Valley, Barry Shabaka Henley, M.C. Gainey
Duração: 96 minutos
País: EUA

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário