terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Jack Reacher X Último Desafio: Cota feminina

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


O teste Bechdel é uma forma de medir a participação de personagens femininos no cinema. Para um filme passar no exame, é preciso ter uma cena em que duas mulheres tenham uma conversa que não seja sobre homens. Pode ser algo simples como: “Você vai comprar sapato?” “Vou, sim”. Mesmo assim, muitos filmes contemporâneos não conseguem cumprir esse requisito e dois deles chegam ao Brasil em breve.

Para Jack Reacher: O Último Tiro (Jack Reacher) passar no teste é quase impossível, pois há apenas uma personagem feminina de destaque. A advogada Helen (Rosamund Pike, de Fúria de Titãs 2) pede a ajudado investigador militar Jack Reacher (Tom Cruise, de Rock of Ages) para entender um massacre.

Helen é forte e determinada, de acordo com o que se espera de uma mulher moderna. No entanto, ela não tem chance de conversar com outra mulher. Parece que ela só entra em cena para exibir seus olhos azuis e ter algum flerte com o protagonista.


Já em O Último Desafio (The Last Stand) há pelo menos quatro mulheres com falas. Contudo, todas estão submissas a homens. O filme narra a fuga do criminoso Cortez (Eduardo Noriega, de Ponto de Vista), que quer cruzar a fronteira dos Estados Unidos com o México por uma pequena cidade. O que o vilão não sabe é que o local é protegido pelo xerife Ray Owens (Arnold Schwarzenegger, de Os Mercenários 2).

Na equipe de Ryan está a policial Torrance (Jaimie Alexander, de Thor), mas ela não tem uma amiga/colega/irmã/mãe para trocar um par de palavras. Na fuga de Cortez, ele sequestra a agente Richards (Genesis Rodriguez, de O Que Esperar Quando Você Está Esperando) e ela também é a única mulher de sua equipe. Há ainda uma policial no helicóptero que persegue o vilão, mas sua participação é pequena.

Fora do ambiente militar, ainda há a garçonete da lanchonete (Melissa Molinaro, de Comando Vermelho). Se ela servisse almoço para Torrance e perguntasse se ela quer bife mal passado, O Último Desafio passaria no teste Bachdel. Como as outras mulheres, o papel da jovem é enfeitar a tela.

Em tempos em que as mulheres do cinema, até as princesas da Disney, não são apenas donzelas em perigo; não é aceitável essa situação. É triste ver filmes nos quais as mulheres dependam tanto dos personagens masculinos.

Jack Reacher: O Último Tiro (Jack Reacher)
Roteiro e Direção: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise, Rosamund Pike, Richard Jenkins, David Oyelowo, Werner Herzog
Duração: 130 minutos
País: EUA

Nota: 6

O Último Desafio (The Last Stand)
Direção: Jee-woon Kim
Roteiro: Andrew Knauer, Jeffrey Nachmanoff, George Nolfi
Elenco: Arnold Schwarzenegger, Rodrigo Santoro, Genesis Rodriguez, Forest Whitaker, Jaimie Alexander, Johnny Knoxville, Luis Guzmán, Eduardo Noriega, Melissa Molinaro
Duração: 107 minutos
País: EUA

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário