quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Os Melhores de 2012 – Brasil

por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Sempre tenho muitos problemas em fazer estas fatídicas listas de melhores do ano. A dificuldade se dá porque acho muito complicado comparar filmes de gêneros distintos. No entanto, vamos a ela: a lista dos melhores filmes nacionais que entraram em cartaz em circuito comercial em 2012. A lista dos estrangeiros pode ser encontrada aqui.

1. Febre do Rato

Quase perco esse filme, muito porque tenho preguiça de Amarelo Manga (2002), primeiro longa de Cláudio Assis. Felizmente consegui conferir o novo filme no Curta Santos. O uso da câmera e a opção pelo preto-e-branco remete a bons momentos do Cinema Novo – um elogio que parece estranho para quem conhece meu gosto, que não é muito alinhado ao movimento estilístico encabeçado por Glauber Rocha.

2. A Música Segundo Tom Jobim

Nelson Pereira dos Santos (Vidas Secas) mostra que mantém seu olhar afinado e consegue fazer um documentário de primeira só com imagens de arquivo, sem depoimentos.

3. Tropicália

Imagens de arquivo são a principal matéria prima desse documentário, que oferece um mergulho no final dos anos 1960.

LEIA MAIS:
Crítica do filme
Entrevista com o diretor (em vídeo)

4. Era uma Vez Eu, Verônica

Hermila Guedes (Assalto ao Banco Central) mostra toda sua força dramática e carrega esse belo drama. As questões pessoais e a afirmação sexual da protagonista são bem exploradas.

LEIA MAIS:
Entrevista com Hermila Guedes (SaraivaConteúdo)

5. Histórias que só Existem quando Lembradas

Costumo dizer que, para o meu gosto, filmes com andamento arrastado são como uma receita culinária de difícil execução: na maioria das vezes o resultado é negativo. Se esse filme está aqui, é claro que é uma exceção.

LEIA MAIS:
Crítica do filme
Entrevista com a diretora (SaraivaConteúdo)

6. 2 Coelhos

Sou um grande defensor de cinema nacional de gênero. Nesse filme há claras referências aos filmes de Hollywood, mas sem perder a brasilidade.

LEIA MAIS:
Crítica do filme
Entrevista com o diretor (UOL Cinema)

7. Paraísos Artificiais

Atualmente as maiores bilheterias do cinema nacional estão em comédias em que se fala de sexo e drogas. Esses temas são explorados apenas por seu potencial cômico e não como questões importantes para a sociedade contemporânea. Esse filme jovem traz um contraponto positivo para essa situação.

LEIA MAIS:
Crítica do filme

8. Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios

Beto Brant (Os Matadores) impõe sua personalidade, mas deixa o envolvimento por questões locais entrar no filme, como cenas que sobram ao roteiro. As boas interpretações do trio de protagonistas colocam o filme na lista.

LEIA MAIS:
Crítica do filme

9. Gonzaga – De Pai para Filho

Depois do furacão 2 Filhos de Francisco (2005), Breno Silveira não conseguiu igualar seu feito. A bilheteria de seu mais recente trabalho não chegou perto da cinebiografia sertaneja, mas o resultado deve ser considerado positivo. Vivemos um tempo diferente no mercado e a época do lançamento foi muito infeliz.

LEIA MAIS:
Abertura do Festival do Rio 2012 (SaraivaConteúdo)
Entrevista com diretor e atores (SaraivaConteúdo)

10. As Hiper Mulheres

Possivelmente esse será o primeiro de um ciclo de produção indígena. Temos a chance de ver uma cultura em processo de extinção, um dos mais nobres papéis do cinema. Por enquanto, o filme só foi lançado no Rio Grande do Sul, então o resto do país ainda pode torcer para vê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário