Filme exibido no Festival Varilux de Cinema Francês.
Sinopse: A estilista Coco Chanel decide ajudar o compositor Igor Stravinsky oferecendo estadia para ele e sua família na casa dela. Enquanto dividem o mesmo teto, uma relação amorosa nasce entre os dois.
Ficha Técnica
Coco Chanel & Igor Stravinsky
Direção: Jan Kounen
Roteiro: Chris Greenhalgh
Elenco: Anna Mouglalis, Mads Mikkelsen, Yelena Morozova
Duração: 120 minutos
País: França
Direção marcante para vidas marcantes
por Edu Fernandes
(Spoilerômetro: •)
Muitos espectadores ligados ao mundo da moda ficaram decepcionados com Coco antes de Chanel por causa do final do filme, que como o título anuncia se dá antes da parte mais interessante da vida dessa importante mulher. No entanto, não é com Coco Chanel & Igor Stravinsky que as expectativas dessa plateia serão plenamente satisfeitas. Como prémio de consolação, os figurinos são belíssimos.
O filme começa em 1919, quando Coco já é uma figura de destaque na alta sociedade parisiense. Mesmo assim o que se vê de seu trabalho é muito pouco, abordando mais como foi criado o perfume que leva seu nome.
Já quem aprecia a música de Stravinsky terá seus ouvidos preenchidos por
uma trilha muito boa e com cenas em que o ofício do compositor é
apresentado de forma bem detalhada. A primeira sequência, passada em um
teatro, é toda dedicada a mostrar um musical de Igor que pode lembrar as
famosas noites da brasileira Semana de Arte Moderna de 1922.
Com algumas cenas de sexo bem ardentes, a fita não se preocupa em deixar claro o que os protagonistas sentem um pelo outro. Considerando que o caso dele nunca foi provado, a postura se justifica. Em algumas tomadas há um personagem olhando diretamente para a câmera, estático. Com esses olhares, o espectador adentra na psique do personagem e cabe a cada um interpretar quais os sentimentos envolvidos na situação.
Com momentos corajosos como esse, a direção de Jan Kounen é elogiável, dando espaço para que a fotografia e o som também brilhem. Por outro lado, esse apuro técnico e algumas cenas desnecessárias arrastam o ritmo de Coco Chanel & Igor Stravinsky.
Olá Edu! Eu assisti os 2 filmes e posso dizer que gostei muito! Muita coisa da história da Coco Chanel contada no 2º filme tem relação direta com o primeiro, como a história do Boy, justamente na época que se passa o filme ele morre e quem não conhece a história dela não entende nada. Realmente o ritmo é muuuito arrastado, principalmente no início, mas ainda sim é um filme muito bom. E a história do Chanel nº 5 é fantástica!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Olá Andressa
ResponderExcluirObrigado pela visita e pelo comentário!
Apareça sempre.
Sou leiga em moda e cinema..mas para mim um filme tem q entreter e contar uma historia. E os 2 filmes fazem isso!
ResponderExcluirNão conhecia a vida de Coco Chanel, mas a pos o 1º filme, procurei me informar mais.
Estou encantada, realmente vale a pena assistir.
É o q diz a Anfressa no comentario acima, um filme um tanto qto arrastado, mas mto interessante e bonito.