segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Um Dia: Noção de tempo

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Muitas pessoas usam as histórias contadas em livros e filmes como exemplos de aprendizado em suas vidas pessoais. A adaptação cinematográfica do romance Um Dia (One Day) mostra as incontáveis variáveis de um encontro amoroso.

O filme acompanha as vidas de Emma e Dexter. O casal interpretado por Anne Hathaway (O Amor e Outras Drogas) e Jim Sturgess (Caminho da Liberdade) se conheceu no final da faculdade e quase foram para a cama logo na primeira noite, mas preferiram seguir pelo caminho da amizade.

Não é preciso ter poderes psíquicos para deduzir que os dois estão destinados a ficar juntos, mas não conseguem logo de cara. Quando se conhecem, Dexter sabe muito bem o que quer da vida, mas Emma ainda não tem confiança sobre suas capacidades.


A partir de então, o espectador testemunha os encontros do casal de amigos no decorrer dos anos, sempre no dia 15 de julho. Mais tarde, Emma engrena uma carreira como professora, mas é extremamente infeliz no amor. Nesse momento, ela precisa do apoio de Dexter, mas o rapaz está muito focado no show business e no consumo de drogas.

Anos depois, a situação se inverte. Emma é uma bem-sucedida escritora e Dexter tenta se reerguer profissionalmente. O casal parece nunca encontrar o equilíbrio perfeito para que o amor entre os dois possa florescer.

O mesmo pode ser repassado para a vida pessoal de cada espectador. A mensagem do filme, e do livro no qual e baseado, é que não basta encontrar a pessoa certa, mas estar preparado para ser a pessoa certa em troca.




Um Dia (One Day)
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: David Nicholls
Elenco: Anne Hathaway, Jim Sturgess, Tom Mison, Jodie Whittaker, Patricia Clarkson
Duração: 107 minutos
País: EUA, Reino Unido

Nota: 6

2 comentários:

  1. Eu gostei do filme Edu!
    Comparando com esses filmes de romance com a Katherine Heigel, One Day ganha de dez a zero!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Gui, eu acho um bom filme para plateias femininas.

    ResponderExcluir