terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Novela das 8: A importância de ser competente

  por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Bons filmes têm a capacidade de nos fazer repensar conceitos. Depois de ver A Novela das 8, descobri que um filme ruim também pode ter esse efeito, mas é preciso considerar o que acontece fora da tela. O filme participou da competição do Festival do Rio 2011 e a opinião da crítica foi praticamente unânime de que o filme que conta a história de uma prostituta e uma revolucionária em 1968 era o mais fraco da mostra.

Durante a apresentação de A Novela das 8 na ocasião, o discurso do diretor Odilon Rocha dá algumas pistas. Ele foi um dos únicos realizadores que não falou a frase-clichê “é muito difícil fazer cinema no Brasil”. Ao invés disso, ele declarou: “É muito especial para mim apresentar meu filme no Festival do Rio porque minha vida no cinema começou aqui há seis anos”.

Conseguir dirigir um longa no Brasil é algo que leva muito tempo. A maioria dos diretores tem uma carreira considerável (como curtametragista, roteirista, fotógrafo, publicitário,...) até conseguir conquistar o posto, exceto quando se trata de uma produção independente. Portanto; ou Odilon é um homem sortudo, ou muito bem conectado.

Uma fofoca corria no evento dizendo que o diretor era amigo de um membro da diretoria do festival. Dizia-se que Odilon ofereceu uma festa em Berlim em homenagem a essa pessoa. Por essa razão, o filme teria participação garantida na Première Brasil.


Quando eu soube disso, fiquei perplexo e fiz votos de que se tratava apenas de boatos. No entanto, quando A Novela das 8 conquistou o troféu Redentor por seu roteiro, as suspeitas ficaram mais justificáveis – especialmente porque o filme conta uma história com grandes furos dramáticos e oferece uma confusa mistura de gêneros.

Terminado o Festival do Rio, A Novela das 8 é escalado como filme de encerramento do Festival Mix Brasil, apesar do tema homossexual ter pouco peso na trama. Com isso, a teoria dos bons contatos ganha força.

Sempre digo que quem tem contatos tem tudo, mas agora repenso essa afirmação. Quero crer que apenas a sociabilidade de Odilon não seja a causadora da carreira de seu filme no circuito de festivais. Contudo, quando A Novela das 8 estrear comercialmente e não fizer um número expressivo de público, os contatos não serão tão úteis assim.




A Novela das 8
Roteiro e Direção: Odilon Rocha
Elenco: Claudia Ohana, Vanessa Giácomo, Mateus Solano, Alexandre Nero, Otto Jr.
Duração: 90 minutos
País: Brasil

Nota: 2

2 comentários:

  1. Seria mais interessante ler sobre as qualidades do filme ou falta delas, na sua opinião, e não sobre fofocas de festival.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela sinceridade, Anônimo.
    A proposta do texto é entender um pouco dos bastidores, já que o filme em si carece de qualidades positivas.

    Até mais.

    ResponderExcluir