quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Ressaca



Sinopse: Depois de um acidente, três amigos decidem retornar a um lugar marcante de sua adolescência para retomar a amizade. Mas, nada é como antes. Eles decidem, então, fazer uma atividade típica da época: entrar na jacuzzi e beber todas. No meio da bebedeira, a banheira revela ser algo mais: uma máquina do tempo. Eles vão parar de volta ao meio da década de 80.


Ficha Técnica
A Ressaca (Hot Tub Machine)
Direção: Steve Pink
Elenco: John Cusack, Clark Duke, Craig Robinson, Rob Corddry, Chevy Chase
Roteiro: Josh Heald e Sean Anders 
Duração: 99 minutos
País: EUA


 por Flávia Yacubian

(Spoilerômetro: trailer)

John Cusack nunca se superou depois de Gatinhas e Gatões, o auge de sua carreira e seu segundo filme, nos idos 1984. Depois disso, os únicos personagens que realmente combinaram com ele foram o de Alta Fidelidade e de Digam o que Quiserem, o resto foram papéis em que ele não conseguia encontrar sua identidade como ator: não era galã, não fazia dramalhão, nem comédias...

Mas, em pleno 2010, depois de fracassos terríveis como 1408 ou 2012 ele volta como produtor e ator A Ressaca (Hot Tub Time Machine). E fica claro que ele deve ter revisto todos seus bons papéis dos anos 1980. A Ressaca é um filme que ao mesmo detona e enaltece os anos 80. E, coincidentemente, mostra pessoas que fizeram escolhas erradas durante essa década e depois, nos anos 2000, colhiam os péssimos frutos.

Além de ser a redenção de Cusack, A Ressaca é uma comédia bem escrachada. Seus melhores momentos são quando ressaltam as características dos anos 80. Algumas cenas ficaram um pouco over, algumas piadas muito infantis, mas, no geral, ela consegue arrancar boas risadas. Ao mesmo tempo que fala sobre os anos 80, consegue reproduzir a atmosfera de filmes feitos na época. A trilha sonora, obviamente ótima, também ajuda a criar o clima. Parabéns aos diretores e roteiristas, nomes desconhecidos, quase principiantes.

Além de ser uma comédia divertida, A Ressaca é um filme de viagem no tempo. Mas, não pretende ser um filme sci-fi, então não queira teorizar em cima dele. Quem curte ficção científica vai se divertir com as inúmeras referências a outros filmes de viagem no tempo.

Portanto, se você gosta de comédias, assistiu muita Sessão da Tarde (tem até Chevy Chase em um dos melhores papéis) e é nerd o suficiente para entender piadas sobre viagem no tempo, achou seu filme!

Dica: Sim, se você é  fã de Hangover, ou melhor, Se Beber... não Case!, você vai gostar de A Ressaca, ou melhor, Hot Tub Machine.


4 comentários:

  1. Em princípio tbm achei que o filme fosse igual a Se Beber não Case, mas não tem muto a ver. Ao contrário dessa ótima comédia, A Ressaca é sem graça, e só vale pela referência aos anos 80.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei engraçado, Silvia... Pena que vc não gostou.

    ResponderExcluir
  3. Não é a mesma coisa que Se beber... mas eu acho quem curtiu um provavelmente curtirá o outro sim.

    ResponderExcluir
  4. namoral gente esse filme é o maximo
    tem tudo um filme presisava de comedia: um garoto nerd,um fudido da vida,é o cachorrinho da mulher q o traiu,o outro viro um egoista
    e o melhor eles volta pro passado e pode muda o futuro e o Rob Corddry cria o google kkkkkkkkkkkkkk
    vlw
    melhor filme de comedia!!!!!!

    ResponderExcluir