quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Enfim Viúva



Sinopse: Anne-Marie vive um casamento de aparências com Gilbert – seu coração pertence a Léo. Quando Gilbert morre em um acidente, o caminho para os amantes parece estar desempedido. A família dela, que acha que Anne-Marie terá dificuldade em passar pelo luto, inadvertidamente atrapalha a união dela com Léo.


Ficha Técnica
Enfim Viúva (Enfin veuve)
Direção: Isabelle Mergault
Roteiro: Jean-Pierre Hasson, Isabelle Mergault
Elenco: Michèle Laroque, Jacques Gamblin, Wladimir Yordanoff, Tom Morton, Valérie Mairesse
Duração: 93 minutos
País: França


Nem comédia, nem romance
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O espectador brasileiro está habituado ao humor nacional e ao produzido nos Estados Unidos. Com um título desses, o francês Enfim Viúva (Enfin veuve) passa a impressão de ser uma comédia. Apesar do humor francês desembarcar no circuito brasileiro de cinemas de tempos em tempos, não se pode dizer que o gênero é garantia de sucesso.

Mesmo assim, fitas como Mais que o Máximo e 15 Anos e Meio entram em cartaz com certa freqüência. Pois bem, quem gosta de se divertir com piadas no sotaque francês corre o risco de se frustrar com a nova direção de Isabelle Mergault.

As piadas do roteiro estão concentradas nas enrascadas que Anne-Marie enfrenta para tentar se encontrar com seu amante depois que fica viúva. Os familiares a cercam de cuidados temendo que ela não supere a perda repentina do marido. Entretanto, ela já não o amava há anos. As confusões que só atrasam a resolução do conflito deveriam ser engraçadas, mas acabam apenas enervando a plateia.

Uma possível salvação para Enfim Viúva seria contar com uma faceta romântica forte e apostar na emoção. Infelizmente os elementos falhos no  roteiro impedem que isso aconteça. Quando o filme começa, Anne-Marie já não ama mais seu marido e mantém uma relação adúltera com Léo há dois anos. Gilbert não é apresentado como um homem mal para que se crie antipatia pelo personagem. Flashbacks para mostrar como nasceu o amor proibido entre Anne-Marie e Léo não fazem parte das cenas do filme.

Sem talento para comédia, sem uma pegada intensa para o romance ou o drama; Enfim Viúva acaba sem foco. Isso explica porque o filme demorou três anos desde sua produção na França para finalmente estrear no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário