segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Federal



Sinopse: Um grupo de policiais federais está a caça de Beque Batista, um dos maiores traficantes de Brasília.


Ficha Técnica
Federal
Direção: Erik de Castro
Roteiro: Érico Beduschi, Erik de Castro, Heber Trigueiro
Elenco: Carlos Alberto Riccellim, Selton Mello, Christovam Neto, Cesário Augusto, Eduardo Dussek, Carolina Gómez
Duração: 92 minutos
País: Brasil


Estabelecer prioridades
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Não só pelo gênero, mas também pelos elementos em cena, uma forma válida de avaliar Federal é colocando-o entre outros dois filmes brasileiros recentes: Tropa de Elite e Segurança Nacional.

Mesmo com um roteiro falho, que não se preocupa em apresentar os personagens de forma satisfatória, Federal é superior a Segurança Nacional. Na direção de Erik de Castro sabe-se exatamente o que se passa na tela durante as cenas de ação, ao contrário do caos cinematográfico criado por Roberto Carminati.

O roteiro precisaria de mais cuidados para conseguir contar bem sua história. Ao invés de se preocupar em corrigir suas falhas e eliminar o que há de previsível na trama, insere-se crítica social no enredo. Aí é que o filme se perde.

Federal se leva a sério mais do que suporta sua fragilidade dramática e coloca como personagem principal um policial contraditório: Dani combate o tráfego de drogas, mas é consumidor de entorpecentes. Com isso, é mais fácil comparar o filme com Tropa de Elite e a batalha é covarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário