sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Batalha por T.E.R.A.



Sinopse: Os habitantes do planeta T.E.R.A. são criaturas pacíficas, que vivem em harmonia com a natureza. Um dia naves terráqueas invadem o planeta, pois a Terra foi esgotada pela ganância dos humanos.


Ficha Técnica
Batalha por T.E.R.A. (Battle for Terra)
Direção: Aristomenis Tsirbas
Roteiro: Evan Spiliotopoulos
Elenco: Evan Rachel Wood, Brian Cox, Luke Wilson, Danny Trejo, Ron Perlman, Chris Evans
Duração: 85 minutos
País: EUA


Mais ficção do que científica
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Apostar em fórmulas que já deram certo é uma maneira de minimizar os riscos de fracasso. Batalha por T.E.R.A. (Battle for Terra) é um exemplo dessa práticam que também acontece com telenovelas, quadrinhos, games... Assistindo a essa animação, o espectador que tiver um mínimo de repertório de ficção científica lembrará de outros filmes.

Um humano que chega em outro planeta e é acolhido por uma alienígena vem de O Planeta dos Macacos. Ir ao espaço para ter uma lição ambientalista é a premissa de Contato. Voltar-se contra os humanos para defender extraterrestres é a base da história de Avatar, que já não é o ápice de originalidade em roteiro.

O que diferencia Batalha por T.E.R.A. de todos esses outros títulos? Na dramaturgia vale como destaque e como aviso o desapego pelos princípios científicos. Se o leitor é fã de ficção científica hard (aquela que usa teorias reais para validar seu enredo), é melhor nem ver a animação para não atrapalhar outros espectadores com reclamações dignas de Sheldon de The Big Bang Theory.

A direção dessa produção é muito fraca e perde as oportunidades de criar cenas instigantes. Dessa forma a tarefa de emocionar o espectador recai totalmente na trilha musical. Felizmente o trabalho musical foi muito bem feito e dá conta do recado.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário