Sinopse: Documentário sobre as seis conquistas do Campeonato Brasileiro pelo São Paulo Futebol Clube, soberano entre os participantes da competição.
Ficha Técnica
Soberano
Direção: Carlos Nader
Roteiro: Maurício Arruda
Elenco: -documentário-
Duração: 90 minutos
País: Brasil
por Guilherme Kroll
(Spoilerômetro: •)
Soberano é sobre o São Paulo Futebol Clube, feito por sãopaulinos e para sãopaulinos. Se você torce para qualquer outro clube ou não liga para futebol, não se dê ao trabalho de ir ao cinema. Inclusive, não precisa se incomodar em ler esse texto até o final.
Se você continuou lendo esse texto, presumo que é sãopaulino e, como tal, acostumado as glórias do nosso time do coração. Quando o São Paulo entra em um campeonato, sempre é para vencer, nunca como figurante. Pode até perder, mas ninguém nunca o descarta como protagonista.
No futebol brasileiro, a soberania tricolor é ainda maior. Primeiro time a ser seis vezes campeão do principal campeonato da nação, a soberania tricolor ganhou mais força na última década, quando amealhou nada menos que três canecos em sequência, isso que motivou a feitura dessa documentário.
A moda de documentários de times foi lançada pelo Grêmio, e sua épica Batalha dos Aflitos. Outros times como o Internacional também fizeram documentários sobre seus feitos, ou a falta deles. Só que os longas são exclusivamente para os torcedores do clube.
E todos os sãopaulinos vão se emocionar com o relato das vitórias dos brasileiros de 77 (numa disputa por pênaltis decidida pela marra de Waldir Peres), de 86 (num gol antológico de careca no último segundo da prorrogação), de 91 (Raí e o mestre Telê começavam sua carreira vitoriosa) e da sequência 2006, 2007 e 2008 protagonizada pelo melhor goleiro que o Morumbi já viu: Rogério Ceni.
Cada título é narrada pela visão de um jogador da época e de um torcedor. São relatos emocionados de pessoas que respiraram cada minuto das conquistas tricolor.
Por tudo isso, o filme merece ser visto e revisto pelos torcedores apaixonados pelo seu clube do coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário