sexta-feira, 7 de maio de 2010

Segurança Nacional





Sinopse: O agente da ABIN Marcos Rocha tem de evitar que o mega traficante Gasca consiga realizar um ataque terrorista em solo brasileiro.


Ficha Técnica
Segurança Nacional
Direção: Roberto Carminati
Roteiro: Daniel Ortiz
Elenco: Thiago Lacerda, Ângela Vieira, Milton Gonçalves, Joaquín Cosio
Duração: 120 minutos
País: Brasil


Tentando um novo gênero
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Quando há uma cena de tiroteio em um filme brasileiro é quase certo que está se explorando a mazela social da violência urbana – o cenário de tal cena geralmente é uma favela ou um presídio. Trazendo novos ares para uma cinematografia de temas viciados, Segurança Nacional é o primeiro thriller de ação puro que podemos ver no país.

O roteiro é corajoso, com direito a ataque terrorista nuclear. Infelizmente a dramaturgia tem rombos em sua estrutura com alguns diálogos fracos e acontecimentos desconexos.No entanto, Thiago Lacerda (Viver a Vida) convence como herói nas cenas de luta e tiroteio, enquanto Milton Gonçalves (Força-Tarefa) é uma ótima opção para viver o Presidente da República.

Se elogios podem ser deferidos para o elenco, o mesmo não se pode dizer da trilha musical. A quase desconhecida cantora Marina Elali não tem uma produção musical que combine com o gênero. Suas baladas brega-românticas são usadas nas cenas de amor do protagonista com sua namorada e Marina até faz uma ponta cantando o Hino Nacional, mas destoa em um filme másculo.

Pelas pavorosas cenas de perseguições e acidentes automobilísticos que são exibidas nas telenovelas, sabemos que temos um longo caminho até conseguirmos fazer sequências de ação realmente convincentes. Mesmo assim, os enquadramentos escolhidos pelo diretor Roberto Carminati foram infelizes. Em alguns momentos só é possível especular o que está acontecendo. A edição repicada não dá conta de distrair o espectador o suficiente para que tais deslizes não incomodem.

Segurança Nacional é uma tentativa de trazer um novo gênero para o cinema brasileiro. Vale pela tentativa, mas precisamos de muito mais qualidade para considerar dominado esse novo terreno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário