segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Napoli Napoli Napoli



Sinopse: Três historietas, entrevistas e imagens de arquivo mostram a violência de Nápoles.


Ficha Técnica
Napoli Napoli Napoli
Direção: Abel Ferrara
Roteiro: Peppe Lanzetta, Maurizio Braucci, Gaetano di Vaio
Elenco: Luigi Maria Burruano, Peppe Lanzetta, Shanyn Leigh, Luca Lionello, Marco Macor, Ernesto Mahieux
Duração: 102 minutos
País: Itália


Precisa ser tão chato?
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A violência urbana é tida como uma mazela que aflige países subdesenvolvidos. Contrariando essa regra, Napoli, Napoli, Napoli mostra várias consequências negativas do domínio da máfia na cidade de Nápoles.
Para criar um retrato multifacetado da questão, o diretor Abel Ferrara (Maria) conta com ferramentas dramáticas e documentais. Três pequenas histórias são contatas entre as passagens “verídicas” (trata-se de um docu-drama). São mostradas a rotina de uma família, de um presídio e de mafiosos.

Para não destoar das entrevistas e imagens de arquivo, é empregada a câmera na mão. Em alguns momentos a preocupação com o tom documental se sobrepõe à estética, gerando cenas granuladas e confusas. As histórias puramente ficcionais apenas reforçam os depoimentos do filme. Tais passagens tornam-se ainda mais inúteis quando consideramos que a produção italiana Gomorra já desempenhou a mesma função pouco tempo atrás.

Como “documentarista”, o trabalho de Abel Ferrara pode ser aproximado ao do brasileiro Eduardo Coutinho (Moscou). Com o material final muito pautado em entrevistas, ambos mostram preocupação social em seus projetos.

Napoli, Napoli, Napoli prova que atitudes governamentais equivocadas também acontecem na Europa. As semelhanças entre a cidade italiana e as grandes metrópoles brasileiras são impressionantes.

É uma penas que não há qualquer esforço de facilitar a assimilação do discurso. Há uma enxurrada de informações sem qualquer tentativa de tornar a linguagem mais amistosa, com diagramas, animações ou outro recurso cinematográfico. É como ir para uma festa sem se arrumar e ficar surpreso por não causar interesse sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário