quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um Doce Olhar



Sinopse: O pai de Yusuf trabalha como apicultor. O garoto vive com a família na zona rural e seu maior desafio é aprender a ler.


Ficha Técnica
Um Doce Olhar (Bal)
Direção: Semih Kaplanoglu
Roteiro: Semih Kaplanoglu, Orçun Köksal
Elenco: Erdal Besikçioglu, Tülin Özen, Alev Uçarer, Bora Altas
Duração: 103 minutos
País: Turquia, Alemanha


Vagarosidade sensível
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O filme Um Doce Olhar (Bal) chega aos cinemas brasileiros com altas credenciais por ter sido o grande vencedor do Festival de Berlim. No entanto é bom frisar que não se trata de um filme para as massas.

Tudo nessa produção converge para que o resultado final tenha um andamento muito mais arrastado do que a maioria dos filmes. A começar pelo personagem principal, um garoto tão introvertido que não se mistura com as outras crianças durante o recreio.

O enredo não conta com reviravoltas abruptas e é visto pelos olhos do próprio Yusuf, que tem poucas falas exatamente por causa de sua personalidade reservada. Por outro lado, o menino é uma graça e seus olhos combinam muito bem com o título que o filme ganhou por aqui.

A direção é o ingrediente final dessa receita que pode funcionar como sonífero para o espectador não-habituado a essa levada. Kaplanoglu insere bastante tempo morto nas cenas de Um Doce Olhar.

Apreciar o filme é como observar as mudanças das estações do ano em um jardim: é um fenômeno muito bonito, mas que leva um certo tempo para acontecer e requer paciência para saboreá-lo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário