quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Moscou





Sinopse: Os ensaios e os exercícios que os atores do Grupo Galpão executam enquanto preparam a peça As Três Irmãs, de Tchekhov.


Ficha Técnica
Moscou
Direção:
Eduardo Coutinho
Roteiro:
Eduardo Coutinho, Anton Chekhov
Elenco:
Enrique Diaz, Grupo Galpão
Duração:
80 minutos


Vou-me embora para Moscou
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Há um princípio básico do teatro chamado quarta parede, que explica como acontece a realização de um espetáculo: a platéia assiste ao que acontece no palco como se uma das paredes – a quarta – fosse transparente. Seguindo esse princípio, a tal parede seria intransponível, mas as peças contemporâneas teimam em quebrá-la a todo o momento, como se fosse um pré-requisito para a ousadia no tablado.

Se o leitor se sente incomodado ou invadido quando os atores abandonam suas posições tradicionais para conversar ou incitar os espectadores, com certeza o filme Moscou não será uma boa pedida para você. Logo no começo, três atrizes apresentam uma das cenas da peça As Três Irmãs olhado diretamente para a câmera, como se quem estivesse sentado na poltrona do cinema fosse um outro personagem.

Por outro lado, se o processo teatral lhe fascina de alguma maneira, o documentário será um deleite. Além das cenas da própria peça, o documentarista Eduardo Coutinho exibe outros eventos que sucedem antes de uma peça chegar ao palco: as reuniões de leitura, os ensaios, os exercícios,...

Depois de Jogo de Cena, Coutinho parece agora ainda mais interessado pelas artes dramáticas. Sem entrevistas ou depoimentos diretos, ele testa os limites do gênero documental e permite que o público participe desse processo junto ao grupo teatral mineiro. Assistindo aos preparativos é possível apreender um pouco da vida dos atores e da jornada do Galpão.

A relação que cada um tem com o teatro; portanto, será muito determinante para estipular como será a reação diante o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário