sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Gomorra



Sinopse: A máfia napolitana é vista de vários pontos de vistas, contando a história de pessoas envolvidas com ela nos mais variados níveis.


Ficha Técnica
Gomorra
Direção: Matteo Garrone
Roteiro: Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Gianni Di Gregorio, Matteo Garrone, Massimo Gaudioso, Roberto Saviano
Elenco: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Salvatore Ruocco, Vincenzo Fabricino
Duração: 137 minutos


A máfia volta para casa
  por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

O primeiro assunto em pauta quando se fala de Gomorra é a represália sofrida pelo autor do livro no qual se baseou o roteiro. Com sua morte prometida pelos mafiosos, o escritor Roberto Saviano vive sob constante proteção policial em localização confidencial. O tamanho da ofensa sentida pelos próprios criminosos pode ser encarado com um selo de autenticidade concedido à obra de Saviano.

O filme mostra os longos braços do crime organizado italiano. Além dos diversos crimes em que estão envolvidos os mafiosos, várias outras questões são mostradas: o recrutamento de novos membros, a atuação social da organização e os rebeldes que tentam remar contra a maré.

Para que todos esses assuntos caibam em um único filme, foram utilizadas tramas paralelas. Infelizmente Gomorra caiu na principal armadilha criada por produções que fazem tal opção. Com algumas histórias mais interessantes do que outras, o espectador pode se ver em diversos momentos desinteressado dos conflitos que estão na tela e frustrado por não saber o que acontece com os personagens que têm um maior apelo.

Quando se pensa em máfia no cinema, a franquia O Poderoso Chefão é sempre usada como referência. A boa notícia para fãs do clássico concebido por Mario Puzo é que a violência gritante e crua que se experimentou no filme da década de 70 pode ser novamente apreciada quando os próprios italianos resolvem contar seu lado criminoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário