terça-feira, 3 de agosto de 2010

400contra1 – Uma História do Crime Organizado



Sinopse: Willian tem diversas passagens pela prisão, onde conhece os militantes contra a ditadura. Ele e seus colegas lutam por ter direitos iguais aos demais presos. Assim nasce o Comando Vermelho



Ficha Técnica
400contra1 – Uma História do Crime Organizado 
Direção: Caco Souza
Roteiro: Victor Navas
Elenco: Daniel de Oliveira, Daniela Escobar, Fabrício Boliveira, Branca Messina, Lui Mendes
Duração: 98 minutos
País: Brasil


Institucional do crime organizado
 por Edu Fernandes

(Spoierômetro: )

400contra1 – Uma História do Crime Organizado é mais um filme nacional sobre a violência urbana. O pior é que qualquer pessoa que lê as páginas policiais dos jornais já se sabe o final antes de começar a sessão. O desafio é trazer frescor para uma produção que por si só não traz atrativos diferenciados.
A opção encontrada foi de contar a história de forma não-linear, de modo que o espectador construa a linha do tempo como um quebra-cabeça cronológico. Com isso, a sequência do assalto a banco que aconteceu em 1980 fica diluída no decorrer do filme e se perde a oportunidade de se realizar uma cena marcante.

Com tantas idas e vindas, o enredo fica muito confuso. A falta de preocupação por parte da maquiagem de envelhecer o aspecto dos atores só colabora para o caos. Passam-se 10 anos e alguns personagens não mudam sequer o penteado, especialmente a advogada interpretada por Bruna Messina (Olhos Azuis).

Daniel de Oliveira (Zuzu Angel) traz uma atuação muito irregular. Enquanto na tela ele realmente convence como o bandido William, a locução feita por ele está muito ruim. Em alguns momentos ele tenta entrar no personagem usando apenas a voz e parece estar brincando.

Muitos filmes nacionais preocupam-se em não vangloriar demais os bandidos-heróis. 400contra1 não tem esse raciocínio, o que é deplorável. O filme acaba tornando-se uma peça publicitária do Comando Vermelho – algo nada desejável para o bem da sociedade.


3 comentários:

  1. essa capa ficou muito legal, pena que é plágio da capa do game para wii "The House of the Dead: Overkill"
    http://www.kerodicas.com/wp-content/uploads/2009/03/hotd_kerodicas_com.jpg
    e
    http://www.thatvideogameblog.com/wp-content/uploads/2008/11/overkill.jpg

    ResponderExcluir
  2. Tem razão. A semelhança é bem grande.

    Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  3. Esse Estilo de capa é dos anos 70, não é o primeiro e nem o ultimo, não fala besteira cara isso não é plagio e nem ta tão parecido assim!

    O filme vai se muito loco adoro filme com essa tematica muito funk brasileiro!

    ResponderExcluir