quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Cabeça a Prêmio



Sinopse: Miro e Abílio são poderosos pecuaristas do Mato Grosso do Sul envolvidos com tráfico de drogas. Denis é o piloto responsável por atravessar os tóxicos pela fronteira. Ele tem o caso com a filha de Miro.


Ficha Técnica
Cabeça a Prêmio
Direção: Marco Ricca
Roteiro: Felipe Braga, Marco Ricca
Elenco: Alice Braga, Ana Braga, Cássio Gabus Mendes, Daniel Hendler, Eduardo Moscovis, Otávio Muller, Fúlvio Stefanini
Duração: 104 minutos
País: Brasil


Para bom entendedor
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro:
trailer)

Cabeça a Prêmio é o tipo de filme que precisamos fazer com mais frequência no Brasil. Inteligente sem ser pretensioso, a estreia de Marco Ricca como diretor de cinema traz um roteiro exato. As cenas e os diálogos são construídos para que o filme não precise fiar se explicando nos mínimos detalhes.

Os personagens criados por Marçal Aquino (O Invasor) têm bagagem, o que facilita na apresentação dos conflitos, sem cerimônia. A confiança no intelecto do espectador é o ponto alto do filme. A marca de Marçal na história é evidente: pessoas de alta classe social envolvem-se em atividades criminosas e mais adiante os pecados dos personagens acabam por criar uma situação de tragédia (como gênero narrativo).

Para que a tática de não escancarar todas as situações funcione, o filme conta com um elenco de atuações decisivas. Os olhares precisam ser expressivos para que as mensagens sejam transmitidas com êxito. O que une todas as figuras em cena são suas imensas angústias, aumentando o desafio dos atores.

Portanto, não se trata de um programa para fazer o público se sentir melhor. É o tipo de fita que faz pensar, principalmente por abordar questões que acontecem de verdade em nossa sociedade. Todos sabemos desses podres, mas sentimos impotência.

Mais próximo do final, Cabeça a Prêmio torpeça e fica arrastado, com algumas cenas sobrando. Felizmente há um belo arremate que faz com que se anseie por outros títulos com essa qualidade.


Dudeshop:
• Livro Cabeça a Prêmio, de Marçal Aquino (Ed. Cosac Naify)


Nenhum comentário:

Postar um comentário