sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Imagens de Portugal 3

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

A Cova

Gravado em um único plano-sequência (sem cortes), o curta acompanha dois irmãos que precisam se desfazer de um cadáver. A decisão de decupagem, com câmera na mão, garante a vibração e a dinâmica da produção.

Por outro lado, a necessidade de manter a tensão o tempo todo torna um dos assassinos em um personagem muito irritante. Ele parece mais preocupado em encher o saco do irmão (e do público) do que em desempenhar sua tarefa.

Direção: Luís Alves
Roteiro: Luís Alves, Rodrigo Almeida e Sousa
Elenco: Ivo Canelas, José Afonso Pimentel, Augusto Portela
Duração: 12 minutos
País: Portugal

Nota: 5

Água Fria

Esse documentário acompanha o hábito português de ir à praia, apesar da água gélida (menos de 10º C) e da areia ser na verdade pequenos pedregulhos. O filme consegue unir férias, tradição e até religiosidade, pois há uma procissão no local.

O problema está no alto teor contemplativo. A opção até combina com a inatividade que reina na praia (de lá e de cá), mas para quem quer apenas ver um filme, os tempos mortos podem ser maçantes.

Roteiro e Direção: Pedro Neves
Elenco: -documentário-
Duração: 14 minutos
País: Portugal

Nota: 4

Assim, Assim

Dois amigos se encontram em um bar para falar da decisão de um deles de ir morar com a namorada. O ouvinte tenta problematizar a situação e encará-la com racionalidade, enquanto o outro mostra romantismo em seu discurso.

A direção é bem conservadores, com vários planos e contraplanos, já que a força do curta está nos diálogos. O maior feito é mostrar a universalidade dos termos abordados, bem como das dúvidas apresentadas pelo personagem. O curta é na verdade um dos cinco episódios do longa de mesmo nome.

Direção: Sérgio Graciano
Roteiro: Pedro Lopes
Elenco: Ivo Canelas, Isabel Abreu, Tomás Alves
Duração: 16 minutos
País: Portugal

Nota: 8


Barba

Os personagens desse curta são homens da caverna, por isso foi impossível não lembrar do brasileiro Da Origem. No entanto, a produção portuguesa usa o tema como uma alegoria para o comportamento do povo de Portugal, muitas vezes resistentes às novidades.

O uso da trilha musical casa com as ações, em cenas irônicas e bem enquadradas. A falha está na longa duração. O terço central do filme só serve para reafirmar ideias que já estavam claras anteriormente. Com isso, o final perde força.

Roteiro e Direção: Paulo Abreu
Elenco: André Gil Mata, Frederico Lobo, Jorge Quintela, Pedro Bastos, Rodrigo Areias
Duração: 22 minutos
País: Portugal

Nota: 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário