segunda-feira, 20 de agosto de 2012

360: Histórias demais

 por Vanessa Santos

Spoilerômetro:  (?)


O aguardado filme de Fernando Meirelles (Ensaio sobre a Cegueira) não cumpre com as expectativas e caminha com passos cada vez mais largos para o cinema que abraça a estética e o vazio do conteúdo. Inspirado em La Ronde, clássica peça de Arthur Schnitzler, 360 é a união de histórias dinâmicas e contemporâneas, passadas em diversas partes do mundo.

Laura (Maria Flor, de O Bem Amado) é uma mulher que deixou a vida na terra natal para buscar melhores oportunidades em Londres ao lado do namorado Rui (Juliano Cazarré, de Assalto ao Banco Central). Ao descobrir que o parceiro está tendo um caso com Rose (Rachel Weisz, de A Casa dos Sonhos), ela decide voltar para o Brasil. Na volta pra casa, ela conhece um simpático senhor (Anthony Hopkins, de Thor) e Tyler (Ben Foster, de O Mensageiro), duas pessoas em momentos difíceis em suas vidas. 


Num outro lado da história, Mirka (Lucia Siposová) é uma jovem tcheca que começa a trabalhar como prostituta para juntar dinheiro. Ao mesmo tempo, lida com a desaprovação da irmã Anna (Gabriela Marcinkova). O primeiro cliente de Mirka é Michael (Jude Law, de A Invenção de Hugo Cabret), que por sua vez é casado com Rose.

Dirigido por Fernando Meirelles, filme começa em Viena e passa por Paris, Londres, Rio de Janeiro, Bratislava, Denver e Phoenix.

Apesar de se chamar 360 e indicar que a vida é um ciclo de acontecimentos, os personagens cumprem seus arcos mas nem tudo volta ao mesmo lugar. É esse o problema central do filme: o excesso de personagens e de histórias paralelas. Nem todas são exploradas da forma como deveria. Para suas histórias serem bem contadas, somente nas mãos de um hábil diretor. E Fernando Meirelles infelizmente não parece ser um deles.



360
Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Peter Morgan
Elenco: Maria Flor, Juliano Cazarré, Rachel Weisz, Anthony Hopkins, Ben Foster, Lucia Siposová, Gabriela Marcinkova, Jude Law
Duração: 110 minutos
País: Reino Unido, Áustria, França, Brasil

Dude na rede: Leia entrevista com o diretor (SaraivaConteudo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário