quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ensaio sobre a Cegueira



Sinopse: Uma epidemia de cegueira assola a humanidade. Um oftalmologista é afetado pela doença e, assim como todos os outros cegos, terá de ser mantido em quarentena em abrigos improvisados. A esposa do doutor resolve se declarar cega para poder acompanhar seu marido no isolamento.


Ficha Técnica
Ensaio sobre a Cegueira (Blindness)

Direção: Fernando Meirelles
Roteiro: Don McKellar
Elenco: Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Yusuke Iseya
Duração: 120 minutos


Em terra de cego
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A idéia de um cego que guia outros cegos produz imagens e emoções perturbadoras e é bem recorrente (ver pintura ao lado). A partir dessa premissa, o português José Saramago escreveu o livro Ensaio sobre a Cegueira. No romance, o escritor não nomeia os personagens para que eles fossem autênticos retratos de pessoas igualmente anônimas quanto reconhecíveis. Seguindo o raciocínio, Saramago exigiu que no filme Ensaio sobre a Cegueira (Blindness) não houvesse qualquer referência em relação à cidade em que os acontecimentos narrados acontecem. Para tanto, locações no Canadá, Brasil e Uruguai abrigaram as filmagens.

O lirismo de Saramago está em propor uma cegueira branca, como o que acontece quando todas as luzes de uma sala são acesas repentinamente. Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel) usa diversos truques para amplificar a sensação da brancura total. Com muitos enquadramentos desfocados, aliado a uma direção de fotografia que estoura a luz, o cineasta conseguiu o que parecia impensável: passar a sensação de falta de visão através da expressão visual que é o cinema. O visual da atriz Julianne Moore (Filhos da Esperança) colabora para a branquidão da fita. Ela abdicou de seus cabelos ruivos e os deixou bem descoloridos. Utilizando figurinos claros, a única pessoa que enxerga nessa terra de cegos parece “uma anjo”, nas palavras do próprio diretor.

Explorando situações-limite, o roteiro quer demonstrar o que há de melhor e pior no ser humano. Por isso, algumas sequências são altamente desaconselháveis para os corações mais sensíveis. O estado dos habitantes do manicômio vai gradativamente piorando, chegando a circunstâncias absurdas. Nesse caos total é que as atitudes mais variadas são provocadas.

Fugindo do óbvio, a trilha musical traz um pouco mais do sabor brasileiro. As canções que conduzem as emoções contidas no enredo são executadas pelo grupo Uakti, que utiliza instrumentos musicais diferenciados, confeccionados pelos próprios músicos utilizando os mais diversos materiais.

Com Ensaio sobre a Cegueira, Fernando Meirelles consegue desempenhar mais um feliz passo em sua já tão prestigiada carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário