sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O Gato do Rabino: Cineducação

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


No meio acadêmico há muitos artigos e cursos sobre o uso do audiovisual na sala de aula. A animação O Gato do Rabino (Le chat du rabbin) é um exemplo de produção que deve ser recebida de braços abertos nas escolas.

O desenho se passa na Argélia, onde o tal gato do rabino ganha a habilidade de falar depois de comer um papagaio. Agora o bichano pede a seu dono que lhe organize um Bar Mitzvah. A reclamação do felino deixa o rabino intrigado, porque ele não sabe se é correto fazer esse tipo de cerimônia para um animal.


Enquanto não se decide se a festividade vai acontecer ou não, outros conflitos surgem. O mais importante é que toda a narrativa serve para mostrar aspectos da cultura e da fé judaica.

A aula que se assiste no cinema com essa animação francesa está longe da chatice que se experimenta na maioria das tentativas de se educar com audiovisual. A estética do desenho é elegante e se permite a algumas ousadias. O texto é ágil e traz diálogos muito interessantes.

Há vários outros títulos que ensinam aspectos de uma religião para as crianças. O que atesta a qualidade de O Gato do Rabino é que, nesse caso, os aprendizes não são tratados como cordeiros. O foco é a educação e não a conversão. Tanto que entre as piadas contidas nas falas do gato estão questionamentos. Mais importante do que transmitir o conhecimento é ensinar a pensar e essa missão é cumprida pelo longa.


O Gato do Rabino (Le chat du rabbin)
Direção: Antoine Delesvaux, Joann Sfar
Roteiro: Joann Sfar
Elenco: Mathieu Amalric, François Damiens, Hafsia Herzi, Karina Testa, Mohamed Fellag, Eric Elmosnino, Daniel Cohen, Joann Sfar
Duração: 100 minutos
País: França, Áustria

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário