segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Festival Varilux: Guia

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Para acompanhar a cobertura completa do CineDude, clique aqui.


Adeus Berthe

Em uma mistura de drama com comédia, o filme mostra as dúvidas de Armand (Denis Podalydès, de Caos Calmo), um farmacêutico dividido entre seu casamento e um novo relacionamento amoroso. Seus questionamentos acontecem enquanto toma decisões sobre os procedimentos funerários de sua avó.

O enredo sofre do mal francês da verborragia. O protagonista passa o tempo todo em dúvida e o espectador pode ficar impaciente, na ânsia de que Armand tome uma atitude mais efetiva para resolver seus dilemas.

Adeus Berthe ou O Enterro da Vovó (Adieu Berthe - L'enterrement de mémé)
Direção: Bruno Podalydès
Roteiro: Bruno Podalydès, Denis Podalydès
Elenco: Denis Podalydès, Valérie Lemercier , Isabelle Candelier, Catherine Hiegel, Michel Vuillermoz
Duração: 100 minutos
País: França

Nota: 4




E Agora, Aonde Vamos?

Como tinha feito em Caramelo, a diretora Nadine Labaki mais uma vez celebra a força das mulheres. Seu novo filme se passa em uma pequeno vilarejo no Líbano onde cristãos e muçulmanos convivem em harmonia. As mulheres temem que conflitos religiosos na cidade grande acabem com a paz local.

Para evitar o pior, elas se unem e fazem de tudo para evitar que os homens briguem. É nesse “de tudo” que mora a graça e a beleza do filme. Por ter números musicais, mesmo cenário e mesmo tema; é fácil se lembrar de A Fonte das Mulheres.

E Agora, Aonde Vamos? (Et maintenant on va où?)
Direção: Nadine Labaki
Roteiro: Rodney Al Haddid, Jihad Hojeily, Nadine Labaki, Sam Mounier
Elenco: Claude Baz Moussawbaa, Leyla Hakim, Nadine Labaki, Yvonne Maalouf, Ali Haidar, Kevin Abboud, Petra Saghbini , Mostafa Al Sakka, Mohammad Aqil, Khalil Bou Khalil
Duração: 110 minutos
País: França, Líbano, Egito, Itália

Nota: 7




A Filha do Pai

Tem-se a sensação de entrar em uma máquia do tempo enquanto se assiste a essa produção. Trata-se de um filme de época com ar antiquado, no bom sentido. As atuações, a iluminação, os diálogos e o visual como um todo passam uma ingenuidade cinematográfica na medida para o enredo.

A história é sobre Patricia (Astrid Bergès-Frisbey, de Piratas do Caribe 4), filha do poceiro. Ela é seduzida por um jovem rico e engravida. Ele vai à guerra e o pais dela (Daniel Auteuil, de 15 Anos e Meio) sente vergonha do ocorrido.

A Filha do Pai (La fille du puisatier)
Roteiro e Direção: Daniel Auteuil
Elenco: Astrid Bergès-Frisbey, Daniel Auteuil, Kad Merad, Sabine Azéma, Jean-Pierre Darroussin, Nicolas Duvauchelle
Duração: 107 minutos
País: França

Nota: 6




Uma Garrafa no Mar de Gaza

As diferenças religiosas são mais uma vez discutidas, agora sob o olhar da juventude. A judia Tal (Agathe Bonitzer, de A Bela Junie) escreve uma carta e a lança ao mar. Ela chega ao palestino Naim (Mahmud Shalaby) e os dois começam a conversar pela internet.

Em alguns momentos, tem-se a impressão de estar diante de um romance epistolar (composto por cartas), mas não tenho informação se o texto que originou o roteiro foi publicado nesse formato. O relato dos personagens transborda autenticidade e deixa clara a complexidade da questão.

Uma Garrafa no Mar de Gaza (Une bouteille à la mer)
Direção: Thierry Binisti
Roteiro: Thierry Binisti, Valérie Zenatti
Elenco: Agathe Bonitzer, Mahmud Shalaby, Hiam Abbass, Riff Cohen, Abraham Belaga , Jean-Philippe Écoffey, Smadi Wolfman
Duração: 100 minutos
País: França, Israel, Canadá

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário