terça-feira, 28 de agosto de 2012

Comunicurtas: Mostra Brasil

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Para acompanhar a cobertura completa do Comunicurtas, clique aqui.


Parede Branca do que Poderia Ser

Com uma estética altamente sensorial, o curta conta o conflito sentimental entre duas amigas. Elas estão apaixonadas, mas não conseguem expressar seu amor. A barreira que os homossexuais enfrentam para assumir sua vida amorosa é mostrada com delicadeza.

O som é o principal condutor emotivo, com uma bem sacada brincadeira com um plug. O roteiro é baseado em uma bela canção, que foi retratada com fidelidade. Depois da sessão, ela fica na cabeça do espectador, como um novo amigo que já se quer bem.

Roteiro e Direção: Pedro Paulo de Andrade
Elenco: Renata Grazzini, Nathalia Ernesto
Duração: 17 minutos
País: Brasil

Nota: 8


Cadê Meu Rango?

A animação casa sua linha narrativa à moda antiga com uma técnica mais contemporânea. O personagem principal é um homem que se depara toda manhã com sua geladeira esvaziada. Para resolver o mistério e pegar o ladrão de comida, ele emprega diversas artimanhas.

As esquetes funcionam de maneira independente entre si, como nos cartoons da Looney Toones, por exemplo. Por outro lado, trata-se de animação por computação gráfica, uma linguagem mais atual. A mescla do novo com o antigo dá bons resultados nesse caso.

Roteiro e Direção: George Munari Damiani
Elenco: Vital Silva
Duração: 4 minutos
País: Brasil

Nota: 6


Entre Muros

O curta discute a questão delicada do celibato religioso. Um padre (Silvio Matos, de Uma, Duas Semanas) sente-se atraído pela empregada doméstica (Bellatrix, de Capitu) e precisa lidar com a tentação. A produção usa com inteligência de diversos símbolos para criar cenas corajosas e significativas. O som colabora para criar essa aura de opressão à natureza humana.

Mais para o final, a proposta muda por conta de acontecimentos na trama. Esse desfecho faz o curta perder alguns pontos, apesar do saldo final ser positivo.

Roteiro e Direção: Adriana Tenório
Elenco: Silvio Matos, Bellatrix, Renato Góes
Duração: 17 minutos
País: Brasil

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário