quarta-feira, 8 de agosto de 2012

À Beira do Caminho: Emoção e envolvimento

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Quem acompanha o CineDude já deve ter lido algum artigo por aqui sobre o bom uso que o cinema francês recente faz de crianças no elenco. Nessas publicações (a última foi A Guerra dos Botões), eu ressalto que o Brasil não tem a mesma competência. Pois bem, de tempos em tempos surge um filme que me contradiz. É o caso de À Beira do Caminho.

O ator estreante que me faz pagar a língua é Vinícius Nascimento. No novo filme de Breno Silveira (2 Filhos de Francisco), o garoto interpreta Duda. Ele perdeu a mãe e quer ir do Nordeste a São Paulo conhecer o pai. Para isso, entra clandestinamente no caminhão de João (João Miguel, de Xingu).


O motorista é um homem solitário que carrega dívidas com seu passado. A relação que ele trava com o pequeno intruso é atribulada, o que se transforma em um desafio de interpretação para a dupla. João Miguel é tido como um dos melhores atores de cinema da atualidade. Só de não ficar descompassado, Vinícius já seria vitorioso. No entanto, o menino vai além e em diversas oportunidades rouba a cena.

A boa direção de atores é apenas mais um elemento na receita alinhada de À Beira do Caminho. A desfragmentação do passado de João faz o espectador aproximar-se lentamente do caminhoneiro, da mesma forma que acontece com Duda. No final, a emoção fica à flor da pele e o coração bate acelerado.

O roteiro é inspirado em canções de Roberto Carlos, que estão na trilha do filme na voz do rei e de outros cantores. Por isso, é preciso fazer um pedido aos fãs: cinema não é karaokê ou casa de show. Nada de cantar e atrapalhar a sessão dos outros, combinado?


À Beira do Caminho
Direção: Breno Silveira
Roteiro: Patrícia Andrade
Elenco: João Miguel, Vinícius Nascimento, Dira Paes, Ângelo Antônio, Ludmila Rosa
Duração: 90 minutos
País: Brasil

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário