quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Comunicurtas: Mostra Tropeiros de Borborema

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Para acompanhar a cobertura completa do Comunicurtas, clique aqui.


Jogo de Olhar

Algumas câmeras registram o clássico futebolístico local: Treze X Campinense. As lentes estão voltadas para a arquibancada, então o espectador apenas deduz o que acontece em campo pela reação dos torcedores.

Com a troca de planos e contraplanos entre as duas torcidas, o filme cria diálogos entre os rivais. Trata-se de um curta calcado no competente trabalho da montagem.

Roteiro e Direção: Marcus Vilar
Elenco: -documentário-
Duração: 15 minutos
País: Brasil

Nota: 8


Bota Abaixo

A intenção do curta é denunciar a antiga prática paraibana de derrubar prédios antigos em nome do progresso, sem qualquer consideração sobre a importância histórica dos imóveis. O que se espera ser contado em um documentário é na verdade uma ficção. Trata-se de um suspense no formato found footage (como A Bruxa de Blair e [REC], por exemplo).

O bom uso do gênero amplifica a mensagem. Há alguns problemas nas atuações dos personagens secundários, mas o filme ganha fôlego em seu final. A tensão é extrema, mesmo com os poucos recursos da produção.

Roteiro e Direção: Altieres Estevam
Elenco: Felipe Lavorato, Thaíse Carvalho, Beti Rodrigues, Pablo Carvalho
Duração: 15 minutos
País: Brasil

Nota: 8

* Só foram localizadas na internet fotos de bastidores do filme.


30 Segundos

A amizade é a força motriz do curta. Um jovem é abandonado pelo namorado e precisa da ajuda dos amigos para superar o momento difícil.

O curta tem sérios problemas técnicos, com uma fotografia irreal e sem personalidade, e uma captação de som deficiente. Com isso, o que poderia ser uma bela ode à amizade perde muito de sua pungência.

Roteiro e Direção: Wagner Pina
Elenco: Lívio Lopes, Ivson Rainero, Oscar Borges
Duração: 12 minutos
País: Brasil

Nota: 4








Testemunhos

Quando uma mãe perde um filho, não há palavra para definir essa dor. Com um tema tão impactante, o curta faz bem em não apelar para a emotividade barata.

Os depoimentos são entrecortados e fica difícil saber detalhes de cada história. A opção favorece a dor em detrimento à narrativa, o que torna a situação mais universal. Infelizmente, há consideráveis escorregões na edição de som.

Direção: Carlos Mosca
Roteiro: ?
Elenco: -documentário-
Duração: 13 minutos
País: Brasil

Nota: 6

* Não foi encontrada qualquer foto do filme na internet para ilustrar o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário