sábado, 25 de agosto de 2012

Festival de Curtas: Mostra Internacional

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

Para acompanhar a cobertura completa do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, clique aqui.


O Pavio

Com uso de vídeos caseiros do começo dos anos 1990, o documentário mostra o começo da guerra separatista da antiga Ioguslávia. O ponto de vista é de um menino, então o tom inocente domina o filme.

O objetivo é discutir as consequências no indivíduo de um cenário mais amplo. Portanto, enquanto tentam comemorar o aniversário do irmão do protagonista, a família se preocupa com bombardeios. Essa mistura de privado e coletivo temperam o curta.

O Pavio: Ou Como Queimei Simón Bolivar (Kako sam Zapalio Simona Bolivara)
Roteiro e Direção: Igor Drljaca
Elenco: Igor Drljaca, Milanko Drljaca, Rosa Drljaca
Duração: 9 minutos
País: Canadá, Bósnia e Herzegovina

Nota: 8


Para o Mundo que Eu Quero Descer

Marcy foi abandonada pelo marido e enfrenta dificuldades para manter o orçamento do lar. O problema é que ela não parece tomar atitudes efetivas para resolver a situação. Ela passa os dias na frente da televisão à espera de que um dia possa ganhar dinheiro em um game show.

Com a simpatia pela protagonista comprometida, fica difícil curtir o filme. As atuações são boas, mas o roteiro não convence, especialmente o espectador brasileiro. Nosso povo já está calejado em crises e teria um comportamento bem diferente do adotado por Marcy.

Para o Mundo que Eu Quero Descer (Shoot the Moon)
Roteiro e Direção: Alexander Gaeta
Elenco: Pamela Bowen, Rachel Grate, Zachary Haven
Duração: 26 minutos
País: EUA

Nota: 4


Suco de Pêssego

A animação em stop motion narra as primeiras descobertas sexuais de um adolescente que vai à praia com familiares. O humor do filme está no casamento torto da estética com o roteiro. Os bonecos não têm qualquer sensualidade e as insinuações são bem posicionadas.

Mesmo com um assunto difícil e visual exótico, ainda há espaço para os rapazes relembrarem os primeiros choques hormonais da puberdade.

Suco de Pêssego (Peach Juice)
Direção: Nathan Gilliss, Brian Lye, Callum Paterson
Roteiro: Brian Lye
Elenco: Kerrie Gee, Matt Spears
Duração: 8 minutos
País: Canadá

Nota: 8

Café Regular, Cairo

Um casal se encontra em um café para discutir sua vida sexual. A premissa já promete momentos de desconforto que são um campo fértil para o humor. A situação cômica aumenta porque o casal é muçulmano.

Apesar dos dois anos de relacionamento, eles ainda não consumaram carnalmente seu amor, tudo por causa das tradições da sociedade em que estão inseridos. É nesse ponto que a comédia é usada para rir dos tabus e possibilitar a discussão de temas delicados.

Roteiro e Direção: Ritesh Batra
Elenco: Mai Abozeed, Alaa Ezzat
Duração: 11 minutos
País: Egito

Nota: 7


Como o Medo Surgiu

Mitos africanos são narrados com o uso de marionetes. Entre os capítulos que formam o curta, o cenário e os manipuladores são mostrados, como que para denunciar que se trata de ficção – como Godard faz em alguns de seus filmes.

O problema é que essa fórmula se repete à exaustão. No final, a narrativa não oferece mais novidades e o curta esvazia-se em sua própria proposta.

Como o Medo Surgiu (Comment vint la crainte)
Roteiro e Direção: Anaïs Caura, Bulle Tronel
Elenco: Christopher Silva
Duração: 10 minutos
País: França

Nota: 5


A Regra de Três

O galã blasé Louis Garrel (As Bem Amadas) faz filmes blasés. Agora ele se arrisca no roteiro e na direção de um curta blasé. Toda a ação se passa em um dia, com três amigos que dividem suas angústias.

Os diálogos trazem todo o existencialismo de quem nunca teve uma pia de louça suja para lavar. Para os fãs blasés de Garrel, um prato cheiro. Para os outros mortais que pegam ônibus lotado, uma tortura verborrágica.

A Regra de Três (La règle de trois)
Roteiro e Direção: Louis Garrel
Elenco: Golshifteh Farahani, Louis Garrel, Vincent Macaigne
Duração: 18 minutos
País: França

Nota: 3


Projeto Centrífuga de Cérebro

O falso documentário mantém a farsa com bom domínio da linguagem. O uso de efeitos visuais denuncia, além dos engraçados exageros na proposta.

O tema é um pretenso instituto de pesquisa que investiga as consequências positivas de participar de situações em que o cérebro é submetido a movimentos bruscos. Para manter os estudos, a instituição se associa a uma empresa de parques de diversão e começa a propor brinquedos absurdos. É aí que o documentário arranca boas risadas do público.

Projeto Centrífuga de Cérebro (The Centrifuge Brain Project)
Roteiro e Direção: Till Nowak
Elenco: Leslie Barany
Duração: 7 minutos
País: Alemanha

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário