quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fora da Lei



Sinopse: Expulsos de suas terras na Argélia, três irmãos e sua mãe veem-se obrigados a se separar. Messaoud se alista na Indochina. Em Paris, Abdelkader se põe à frente do movimento pela independência da Argélia e Said faz fortuna nos cassinos e nos clubes de boxe de Pigalle. Seu destino, selado em torno do amor de uma mãe, se mesclará com o de uma nação que luta pela sua liberdade.


Ficha Técnica
Fora da Lei (Hors-la-loi)
Roteiro e Direção: Rachid Bouchareb
Elenco: Jamel Debbouze, Roschdy Zem, Sami Bouajila, Samir Guesmi, Bernard Blancan, Jean-Pierre Lorit, Corentin Lobet, Régis Romele, Chafia Boudraa, Stéphane Temkine, Ahmed Benaissa, Mourad Khen, Larbi Zekkal
Duração: 138 minutos
País: França, Argélia, Bélgica


 por Daniel Kroll

(Spoilerômetro: )

Essa película nos ajuda a compreender o problema dos imigrantes na França e a um pouco da independência da Argélia, sendo cada um dos irmão um tipo de imigrante em solo frnacês. Não só isso, o filme se aprofunda nos personagens e suas diferenças, fazendo deles representações de uma classe e ao mesmo tempo indivíduos únicos fugindo de um estereótipo.

A narrativa multifocal é bem explorada pelo diretor dando um espaço bem estruturado para cada um dos personagens centrando eles ao redor da mãe, sendo ela o ponto mais forte de ligação dos personagens assim como a Argélia era um ponto de ligação para os imigrantes argelinos na França durante aquela época.

A fotografia não surpreende muito, mas tem certos momentos quando temos uma iluminação quase noir que é realmente muito boa. O jogo de luz acentua o clima de suspense e de repressão aos argelinos. A direção de arte foi outra área que deixou a desejar, apesar de boa, não soube aproveitar muito bem as características de um filme de época.

No Brasil temos uma visão muito afastada dos problema dos imigrantes árabes das ex-colônias francesas, mas nada nos impede de refletir e se emocionar com o filme, pois não trata só da independência da Argélia mas sim dos diversos meios que as pessoas encontram para conseguir seus direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário