sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Film Socialisme



Sinopse: Uma sinfonia em três andamentos. “Coisas como”: Uma viagem pelo Mediterrâneo. Várias conversas, em várias línguas, entre os passageiros quase todos em férias. “Nossa Europa”: À noite, uma menina e seu irmão mais novo convocam seus pais para sua corte de sua infância. Eles exigem sérias explicações de temas como liberdade, igualdade e fraternidade. “Nossas Humanidades”: Visita seis sítios de mitos falsos ou verdadeiros: Egito, Palestina, Grécia, Odessa, Nepal e Barcelona.


Ficha Técnica
Film Socialisme
Roteiro e Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Catherine Tanvier, Christian Sinniger, Jean-Marc Stehlé, Patti Smith, Robert Maloubier, Alain Badiou, Nadège Beausson-Diagne, Élisabeth Vitali, Eye Haidara, Quentin Grosset, Olga Riazanova
Duração: 101 minutos
País: Suíça, França


Traje inadequado
 por Edu Fernandes


(Spoilerômetro: )

A sinopse acima é copiada da que foi oferecida pela distribuidora nacional de Film Socialisme. Assim, se alguém achar o novo trabalho de Godard mais confuso do que de costume não poderá culpar esse crítico. Aliás, “filme de Godard” já é sinônimo de filme-cabeça-incompreensível para os fãs de Legião Urbana e Os Paralamas do Sucesso.

A ideia do projeto do cineasta francês é recolher texto literários diversos e ler trechos dos tais textos enquanto imagens diversas são projetadas na tela, como uma colagem audiovisual. Com imagens de arquivos e cenas captadas, a proposta seria uma boa experiência para uma instalação de museu, vídeo-arte ou curta metragem. Quando Godard leva sua ideia para um filme com mais de 100 minutos de duração, o resultado testa os limites do torturante.

Um aviso importante: há duas versões de legendas para Film Socialisme no circuito de cinema. Uma delas segue as diretrizes dadas pelo próprio Godard, com apenas algumas palavras soltas traduzidas. O que já é complicado de acompanhar torna-se uma missão impossível para quem não entende o idioma francês. É recomendável conferir as legendas tradicionais da outra versão.

O longa só é indicado para um público bem restrito. Grandes fãs do diretor, com certeza, uma vez que claramente esse filme só conseguiu ser lançado por causa da grife nouvelle vague a ele atrelada. Exceto esse grupo, apenas amantes doentes de literatura que estejam dispostos a ver esse exercício criativo de Godard podem curtir.

2 comentários:

  1. Por que na Ficha Técnica não consta o nome do ator (menino, louro) que representa o filho da família do posto de gasolina. Ele é um prodígio!
    Nunca vi uma criança trabalhar tão bem e com tanto carisma.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,
    A Ficha Técnica foi composta com os dados enviados pela assessoria de imprensa.
    Obrigado pela visita e pelo interesse pelo blog.

    ResponderExcluir