quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nosso Lar



Sinopse: André Luiz é um médico que, depois de morto, vai parar no Umbral, uma espécie de purgatório. El é resgatado e vai morar na colônia espiritual Nosso Lar. Lá André aprenderá sobre a vida espiritual.


Ficha Técnica
Nosso Lar
Roteiro e Direção: Wagner de Assis
Elenco: Renato Prieto, Fernando Alves Pinto, Rosane Mulholland, Inez Viana, Rodrigo dos Santos, Werner Schünemann
Duração: 102 minutos
País: Brasil


Vida além da vida
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )


Com tanta aridez, violência e pobreza nos temas tratados pelo cinema nacional, Nosso Lar chega para explorar o recém-consolidado filão das produções brasileiras. Com resultados sólidos em bilheterias, os mais pacíficos filmes espíritas chegaram para ficar definitivamente.

A adaptação do romance psicografado por Chico Xavier carrega no roteiro uma característica comum a esse tipo de literatura: o filme conta uma história simplista. A mensagem é bem clara logo no começo, o que não impede que a mesma seja reforçada constantemente. Há inclusive algumas referências ao méduim mineiro nos diálogos que os espíritos travam na cidade espiritual.

Na parte técnica, Nosso Lar traz efeitos visuais diferentes do que se vê em outras produções brasileiras – o que parece bem lógico, já que a maior parte do enredo se passo no mundo espiritual. Para essa área, foram convocados profissionais estrangeiros. Em algumas cenas os elementos criados por computação gráfica integram-se muito bem com os objetos reais. Mesmo sem serem sempre bem realizados pode se considerar que os efeitos sejam um ganho para o conjunto.

Outra colaboração de fora do país está na trilha composta para acompanhar os aprendizados de André Luiz no além-vida. O músico indicado ao Oscar Philip Glass (As Horas) deixa sua marca nas músicas e soma emotividade para os interessados no Espiritismo.

Nosso Lar cumpre sua missão de tocar os corações dos que seguem a fé de Alan Kardec e também daqueles que têm curiosidade em saber mais do assunto. No entanto, quem não se encaixar nesses grupos pode achar o filme viciado em clichês.


Dudeshop:
• Livro Nosso Lar, de Francisco Cândido Xavier (Ed. FEB)
• Audiolivro Nosso Lar, de Francisco Cândido Xavier (Ed. Elevação)


3 comentários:

  1. O filme é bom, mas de fato só vai interessar para quem segue a religião ou não tem nenhum tipo de preconceito em relação a ela.

    ResponderExcluir
  2. não é verdade silvia, o filme vai tocar a todos aqueles que sabem ou que ainda não sabem que só a espiritualidade pode salvar o planeta e não o materialismo, além do mais espiritismo não é só religião, é também filosofia e ciência, o espiritismo traz a lógica aos nossos pensamentos sobre o que é a religião, existem estudos sérios sobre a forma, a vida e a origem de tudo o que é espiritual e o que é espírito, talvez seja a única religião que não tem tabu e não é alienada como a evangélica e a católica, portanto não há motivos para se ter qualquer tipo de preconceito

    ResponderExcluir
  3. Caro SPIRIT,
    Algumas pessoas podem realmente não se sentir bem com as condutas pregadas pelo filme, que segue os valores espíritas.
    Esses serãos os espectadores que não aprovarão o filme, mas a beleza do ser humano é que cada um é único. Nosso dever é respeitar as diferenças, como manda a boa educação.
    Abraço

    ResponderExcluir