quarta-feira, 12 de maio de 2010

Os Homens que não Amavam as Mulheres




Sinopse: A misteriosa hacker Lisbeth e o jornalista Mikael unem-se para desvendar um assassinato ocorrido há 40 anos, durante uma reunião da família Vanger. O clã é dono de um império industrial e a suspeita é de que o assassino seja parente da vítima.


Ficha Técnica
Os Homens que não Amavam as Mulheres (Män som hatar kvinnor)
Direção: Niels Arden Oplev
Roteiro: Nikolaj Arcel, Rasmus Heisterberg
Elenco: Michael Nyqvist, Noomi Rapace, Lena Endre, Peter Haber, Sven-Bertil Taube
Duração: 152 minutos
País: Suécia. Dinamarca, Alemanha, Noruega


O início de uma série madura
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Na última década o mercado editorial assistiu a um fenômeno que o fez repensar seus princípios mais básicos. Séries de livros dedicados inicialmente ao público juvenil fazem grande sucesso entre os leitores adultos e, com isso, as editoras investiram suas verbas para achar esses hits literários.

Por outro lado, um autor sueco mostrou ao mundo que ainda há espaço para livros de entretenimento para um público com mais de 20 anos: a série Millenium tem seus três volumes expostos nas prateleiras de livrarias ao redor do mundo.

Como aconteceu com Harry Potter, Crepúsculo e os livros de Dan Brown; adaptações cinematográficas são produzidas para capitalizar mais lucros. A diferença é que Os Homens que não Amavam as Mulheres (Män som hatar kvinnor) é sueco, embora um remake hollywoodiano já esteja planejado.

Por ser o começo de uma franquia, o filme precisa dedicar algum tempo para apresentar seus personagens. O problema é que Lisbeth é muito mais complexa do que Harry Potter, Bella Swan ou Robert Langdon jamais sonhariam em ser. Por isso, demora para que ela efetivamente participe da história.

Depois desse atraso inicial, Lisbeth conhece Mikael e a química entre os dois funciona para desenvolver o enredo. Mesmo assim, a duração de 2,5 horas do filme poderá ser percebida pela plateia.

O cenário do crime (casa isolada com família de elite cheia de segredos) parece saído de um dos romances de Agatha Christie e deverá ser suficiente para conquistar os fãs da autora inglesa. Quem já tem familiaridade com esse tipo de trama provavelmente conseguirá matar parte do mistério da história. Essa mescla de acertos e surpresas é muito positiva, uma vez que espectador desvenda parte do enigma e ainda é surpreendido.


Dudenet: Leia a resenha do livro que inspirou o roteiro clicando aqui.


Dudeshop:
• Livro Os Homens que não Amavam as Mulheres: Coleção Millenium – Volume 1, de Stieg Larsson (Ed. Companhia das Letras)
• Livro A Menina que Brincava com Fogo: Coleção Millenium – Volume 2, de Stieg Larsson (Ed. Companhia das Letras)
• Livro A Rainha do Castelo de Ar: Coleção Millenium – Volume 3, de Stieg Larsson (Ed. Companhia das Letras) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário