quarta-feira, 19 de maio de 2010

Apenas o Fim






Sinopse: A namorada de Antônio lhe informa que em uma hora ela irá fugir para longe dele. O casal usa esse tempo para conversar sobre o relacionamento que está para acabar.




Ficha Técnica
Apenas o Fim
Roteiro e Direção: Matheus Souza
Elenco: Gregório Duvivier, Erika Mader
Duração: 80 minutos
País: Brasil


“Slow dancing in a burning room”
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Alguns filmes funcionam como o retrato de uma geração e pode-se dizer que Apenas o Fim tem tal função para quem passou a adolescência na década de 90. O roteiro consegue a identificação com essa faixa etária pelas diversas referências à cultura pop que pazem parte do repertório do espectador. Cinema, música, seriados, videogames, quadrinhos. Todas as áreas têm ícones altamente representativos salpicados nos diálogos.

O grosso do filme é a gigantesca DR* e, por isso mesmo, o que mais se vê na tela é a conversa. Com praticamente todo o tempo com um casal em cena, Antes do Pôr do Sol e Antes do Amanhecer são boas bases de comparação – ainda mais por ter um momento bem claro para que o encontro entre os personagens termine.

Fitas com esse formato verborrágico podem muito facilmente ficarem enfadonhas. Para escapar da armadilha, Apenas o Fim tem alguns flashbacks em que se muda totalmente de assunto. Outro recurso explorado é a inserção de outros personagens que interrompem a conversa do casal. Essa segunda manobra é infeliz, uma vez que os novos personagens não são simpáticos (muito pelo contrário!) e ainda empatam a discussão entre os protagonistas. Nesses momentos dá uma vontade grande de pular a cena.

A falha dessas sequências ilustra bem como o filme pode ser avaliado pelo conjunto: momentos muito bons que nos convidam a refletir que são interrompidos por cenas inúteis. Mesmo assim, Apenas o Fim é uma obra que merece ser apreciada com carinhos, principalmente por espectadores de idade próxima a do casal na tela.

* DR = momento em que um casal Discute a Relação, normalmente acaba com o fim do namoro ou em um motel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário