quinta-feira, 27 de maio de 2010

Em Teu Nome





Sinopse: Boni é um estudante universitário que se junta a um grupo contrário à ditadura militar. Ele conhece Cecília e fica dividido entre o novo amor e a luta contra o regime totalitário



Ficha Técnica
Em Teu Nome
Roteiro e Direção: Paulo Nascimento
Elenco: Leonardo Machado, Fernanda Moro, Nelson Diniz, Cesar Troncoso
Duração: 100 minutos
País: Brasil


O retrato de uma época
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

A ditadura militar é um dos temas mais explorados pelo cinema nacional. Por maior que seja a importância de relembrar essa triste fase de nossa História para que as monstruosidades não se repitam, os filmes precisam achar formas novas de explorar a questão para que não fiquem repetitivos e esquecíveis.

Nesse sentido, o gaúcho Em Teu Nome acerta duplamente. Além de mostrar que as garras da repressão iam além do eixo Rio-São Paulo, o roteiro traça um paralelo da situação brasileira com a de outros países latino-americanos na mesma época.

Uma figura importante para apresentar um retrato dos manifestantes políticos é Onório. Ele é o clássico “esquerdinha” (que é bem diferente do esquerdista), aquele sujeito que acha que ninguém pode ser feliz enquanto ainda estiver algo de errado no mundo. O triste é que esse tipo ainda existe em Centros Acadêmicos e Grêmios Estudantis, estragando conversas de bar...

O visual e o sonoro brigam nas sessões de Em Teu Nome. Enquanto a trilha acompanha bem as diferentes emoções dos diferentes momentos dramáticos, a direção de fotografia é muito estranha. Usando luzes claramente artificiais, algumas cenas parecem ter sido rodadas em um palco de teatro.

O roteiro parte de uma história real para contar todo um contexto, mas o texto poderia ser mais bem preparado. Algumas cenas são totalmente desnecessárias e outras tantas são curtíssimas, servindo apenas para apresentar uma pequena informação. Com algum cuidado, alguns fatos poderiam ser adaptados para serem aglutinados e conseguir mais agilidade para a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário