quarta-feira, 12 de maio de 2010

O Inferno de Henri-Georges Clouzot


Sinopse: Em 1964, o cineasta Henri-Georges Clouzot estava trabalhando no filme Inferno, que nunca chegou a ser concluído. O documentário conta a história e os experimentalismos dessa produção.


Ficha Técnica
O Inferno de Henri-Georges Clouzot (L'enfer d'Henri-Georges Clouzot)
Direção: Serge Bromberg, Ruxandra Medrea
Roteiro: Serge Bromberg
Elenco: Romy Schneider, Bérénice Bejo, Serge Reggiani, Jacques Gambli
Duração: 102 minutos
País: França


Como não fazer cinema
 por Edu Fernandes

(Spoilerômetro: )

Desde 1964 que o filme O Inferno causa fascinação entre os cinéfilos por causa da aura de mistério e maldição ao redor dessa fita. Em 1994, os ânimos puderam ser um pouco apaziguados quando Claude Chabrol (Uma Garota Dividida em Dois) filmou o roteiro que tinha comprado da viúva de Henry Clouzot. No entanto, a visão única do criador só pôde ser contemplada em 2005, quando da Sra. Clouzot divulgou os nagativos das filmagens originais.

De posse desse valioso material e outros estudos em papel feitos por Clouzot, o documentário O Inferno de Henri-Georges Clouzot (L'enfer d'Henri-Georges Clouzot) cumpre duas nobres missões. Primeiramente, cenas do filme são remontadas usando cenas captadas em 1964 e juntadas com gravações de dois atores contemporâneos lendo o roteiro original. Assim tem-se uma noção do que se perdeu.

O segundo feito do documentário está em mostrar como aconteceu a concepção e quase-execução desse audacioso projeto. É possível apenas imaginar quão ousado seria O Inferno com as experimentações artísticas, os testes de cor e todas as outras provas da fertilidade mental que Clouzot investiu nessa obra.

Alguns fatores colaboraram para que o filme nunca fosse finalizado, mas é perceptível pelos relatos atuais de pessoas envolvidas com as filmagens que os principais obstáculos eram justamente as intermináveis novas ideias do diretor e sua personalidade complicada.

Nesse ponto é que O Inferno de Henri-Georges Clouzot torna-se uma grande aula de cinema. O cineasta é um sujeito que está a todo momento na corda bamba entre a inspiração artística e os compromissos profissionais e Clouzot não foi eficaz em perceber como responder aos dois lados de sua profissão. Espera-se que alguns aspirantes a diretor de cinema assistam a esse filme e reavaliem suas posturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário