quinta-feira, 4 de junho de 2009

Caramelo






Sinopse: O filme acompanha cinco mulheres libanesas. Elas se encontram em um salão de beleza e tem os mais variados conflitos femininos.


Ficha Técnica
Caramelo (Sukkar banat)
Direção: Nadine Labaki
Roteiro: Rodney El Haddad, Jihad Hojeily, Nadine Labaki
Elenco: Nadine Labaki, Yasmine Elmasri, Joanna Moukarzel, Gisèle Aouad, Adel Karam
Duração: 95 minutos


Agridoce
 por Edu Fernandes

(Spolierômetro: )

O tema central de Caramelo (Sukkar banat) é a graça e a dor de ser mulher e seu título é bem sugestivo. O doce do caramelo na verdade mascara a dor, já que ele é usado para fazer depilação nas mulheres. Portanto, a todo momento o filme trata essa dualidade de uma forma muito sensível e com cenas inesquecíveis.

As várias figuras femininas – todas bem diferentes entre si, mas muito bonitas – servem para representar a pluralidade de problemas que elas enfrentam. A afirmação da mulher na sociedade, a velhice, o amor são alguns dos assuntos abordados. A produção é franco-libanesa e, por causa do conservadorismo no Oriente Médio, para questões mais delicadas, como o lesbianismo, são usados muito mais simbolismos do que a verdade escancarada – o que acaba combinando com a sensibilidade da obra.

Na parte técnica, merece destaque a direção de fotografia que usa a cor-título de forma muito bonita. As cenas em que é preparado o tal caramelo é de deixar o espectador com água na boca. Do outro lado, a trilha musical é deliciosa e o som também é muito bem desempenhado, com pequenas brincadeiras sonoras que só se somam à leveza do filme.

Mesmo sendo focado nas crises femininas, Caramelo consegue manter-se suave sem cair para o superficial. Depois de assisti-lo, as mulheres sentirão suas emoções expressas na tela e os homens sentirão que entendem um pouquinho mais o poderoso sexo frágil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário