quinta-feira, 31 de maio de 2012

HU: Retrato moribundo

por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Uma das primeiras obrigações de um documentário é não se deixar confundir com uma reportagem jornalística. Para isso, HU abusa de recursos estéticos e garante sua personalidade.

O documentário se passa todo dentro do Hospital Universitário da UFRJ. Praticamente metade do gigantesco edifício não é utilizado e virou um grande amontoado de ruínas e salas abandonadas. Com esse tema, o filme consegue mostrar graves falhas governamentais em pelo menos três áreas: educação, saúde e gestão de recursos.


A câmera percorre a área inativa do edifício de maneira semelhante a exames médicos, como uma endoscopia por salas escuras ou uma tomografia pelos andares abandonados.

Há alguns depoimentos de funcionários, pacientes e estudantes. No entanto, a acusação mais contundente é feita pela câmera e não pela fala. Tanto que, em diversos depoimentos, a imagem na tela é divida em duas, metade com o depoente e a outra parte com as ruínas.

Em alguns momentos, o cenário escuro e um belo trabalho de som e trilha musical criam verdadeiras cenas de filme de terror. O problema é que nesse caso a vítima é incapaz de gritar.


HU
Roteiro e Direção: Pedro Urano, Joana Traub Csekö
Elenco: -documentário-
Duração: 78 minutos
País: Brasil

Nota: 7

HU foi assistido em Olhar de Cinema (Curitiba, PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário