domingo, 8 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes 2: Mais complexo, mais divertido

 por Arthur Pendragon

Spoilerômetro: (?)


A expectativa de continuidade que se tem ao ver Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes: A Game of Shadows) é brilhantemente quebrada ao longo do filme. A mecânica depende mais da atenção do espectador o que torna o filme muito agradável em termos de surpresas ao longo da trama.

A história se passa na transição do séc. XIX para o séc. XX e tem como protagonistas a dupla Sherlock Holmes (Robert. Downey Jr., de Um Parto de Viagem) e seu fiel amigo Watson (Jude Law, de Contágio) antagonizando com o brilhante Prof. Moriarty (Jared Harris, de O Curioso Caso de Benjamin Button). O plano maligno do vilão passa despercebido das autoridades e requer o mágico-trágico Sherlock para resolvê-lo.


Olhando em retrospecto, este é um filme mais intelectual que seu predecessor, pois envolve temas políticos do início do século XX, como a Paz Armada, os anarquistas e tráfico de armas. Assim, o enredo exige mais atenção do espectador a detalhes que no primeiro filme eram realçados pela narração de Holmes. Apesar dessa aparente sobriedade, a ebriedade do protagonista e o abuso de cenas de câmera lenta nas partes de ação, características do diretor Guy Ritchie (RocknRolla), garantem muitas risadas e emoções.

Apesar das diferenças com o antecessor, Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras vem para consolidar a franquia de maneira interessante e divertida, valendo muito a experiência.


Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras (Sherlock Holmes: A Game of Shadows)
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Michele Mulroney, Kieran Mulroney
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace, Rachel McAdams, Jared Harris, Stephen Fry, Paul Anderson, Kelly Reilly
Duração: 129 minutos
País: EUA

2 comentários:

  1. Eu gostei muito dos dois filmes, mas o segundo, foi além de profissional, intelectualmente melhorado. É um filme inteligente, que continua se prendendo aos detalhes, coisa digna de Sherlock e que fez bonito nos efeitos, visuais e de som.
    Abraços!
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  2. Vi o primeiro e estou ansiosa pra ver o segundo!
    http://quaseumfilmepordia.blogspot.com/

    ResponderExcluir