segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Olho Mágico do Amor: Voyeurismo pré-realities

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)


Trinta anos antes dos reality shows e webcams entrarem na rotina das pessoas, o filme O Olho Mágico do Amor já debatia o voyeurismo. A história é sobre uma jovem secretária (Carla Camurati, de Lamarca) que descobre um furo na parede do escritório. Através dele, Vera consegue “dar uma espiadinha” no quarto onde uma prostituta (Tânia Alves, de Araguaia) recebe seus clientes.

O voyeurismo não está apenas na curiosidade da protagonista. O filme de 1981 abrilhanta quando se observa a reafirmação do tema nos detalhes.

A descoberta do tal furo se dá porque a secretária se sente incomodada com um quadro. A pintura traz um pássaro que Vera têm a impressão de a estar encarando. Quando ela remove o quadro, o furo na parede lhe é revelado.

O escritório onde Vera trabalha é a sede de uma associação que estuda pássaros e grande parte da ornitologia se dá pela observação dos espécimes. Mais adiante, a jovem flagra seu chefe (Sérgio Mamberti, de Bodas de Papel) no quarto de Penélope e a colcha da cama é coincidentemente estampada com pássaros.

O Olho Mágico do Amor foi realizado na Boca do Lixo sob encomenda. Segundo o diretor Ícaro Martins, uma das exigências do produtor foi a inserção de quinze cenas de sexo. Com isso em mente, os roteiristas estipularam que um dos personagens principais deveria ser uma prostituta. Assim, o enredo poderia acomodar tantas cenas de sexo de forma mais orgânica.

Portanto, O Olho Mágico do Amor deve ser visto como um exemplo positivo para o cinema nacional até hoje. O filme prova que é possível atender demandas de mercado sem a necessidade de perder de vista a qualidade cinematográfica.

O Olho Mágico do Amor
Roteiro e Direção: José Antonio Garcia, Ícaro Martins
Elenco: Tânia Alves, Arrigo Barnabé, Carla Camurati, Sérgio Mamberti, Enio Gonçalves
Duração: 85 minutos
País: Brasil

Nota: 6

O filme foi assistido no Cineclube Mube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário