quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Meta-crítica: Os Descendentes: Cegueira premiada

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro:  (?)

A seção Meta-crítica pensa as boas e más práticas da crítica de cinema.



Depois de conquista o Globo de Ouro como melhor drama, Os Descendentes (The Descendants) corre o risco de ter uma recepção negativa por parte da crítica. O filme tem seus méritos, mas é difícil acreditar que alguém o julgue a melhor produção de todo um ano.

O enredo é sobre um pai ausente (George Clooney, de Tudo pelo Poder) que precisa se reconectar com as filhas depois que sua esposa entra em coma por causa de um acidente. Nesse ambiente totalmente desfavorável, ele descobre que a mulher estava sendo infiel.

Os Descendentes emociona e envolve, porém não escapa de alguns vícios, identificáveis para quem está acostumado a ver comédias dramáticas do cinema independente estadunidense. Mesmo assim, não merece o tipo de crítica que se viu quando Quem Quer Ser um Milionário? chegou aos cinemas papando muitos prêmios nos Estados Unidos.


Depois que oito Oscars foram entregues para o filme de amor que flerta com Bollywood, a recepção piorou. É preciso considerar os filmes apenas como filmes, acima das premiações. A recomendação faz ainda mais sentido quando percebemos que o panorama político e o lobby de marketeiros são muito mais influentes do qualidade cinematográfica quando se decide os premiados de Globo de Ouro, Oscar e afins.

Peguemos como exemplo o ano de 2011, quando O Discurso do Rei e A Rede Social foram os grandes vencedores da temporada de prêmios. Os dois títulos são bons, mas estão longe de serem os maiores feitos cinematográficos de uma safra.

A torcida é que depois de 26 de fevereiro, quando serão conhecidos os escolhidos da Academia, as opiniões sobre as qualidades de Os Descendentes não sejam influenciadas pelo o que acontece fora das salas de cinema.


Os Descendentes (The Descendants)
Direção: Alexander Payne
Roteiro: Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash
Elenco: George Clooney, Shailene Woodley, Amara Miller, Nick Krause, Patricia Hastie
Duração: 115 minutos
País: EUA

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário