domingo, 30 de outubro de 2011

A Casa dos Sonhos X Ilha do Medo: Trailers reveladores

por Edu Fernandes


Spoilerômetro: (?) - trailer de A Casa dos Sonhos


Os thrillers psicológicos A Casa dos Sonhos e Ilha do Medo têm trailers que praticamente contam filmes inteiros. A concordância de contaúdo entre trailer e filme mostra os distintos níveis de qualidade entre os dois títulos.

O trailer de A Casa dos Sonhos (Dream House) revela muitos segredos de sua trama. O conteúdo do material promocional foi um dos vários motivos de conflito entre o diretor Jim Sheridan (Entre Irmãos) e os executivos da Morgan Creek. A briga foi tão feia que atores e o diretor se recusaram a promover o filme.


A razão por trás dessa questionável opção dos produtores está no fato de que, afora o elenco encabeçado por Daniel Craig (Cowboys e Aliens), Rachel Weisz (Um Olhar do Paraíso) e Naomi Watts (Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos), o filme não tem muitos atrativos sem que se revele alguns segredos do enredo.

A história de uma família que se muda para uma nova casa, cenário de mortes violentas e misteriosas, não transpira originalidade. Até o cartaz com as duas filhas dos personagens principais remete a uma cena antológica de O Iluminado (1980).

Como o filme não pode contar com o efeito do boca-a-boca positivo (nos Estados Unidos, o longa sequer foi exibido para a crítica), é preciso convencer o espectador a ir ao cinema logo na primeira semana em cartaz. Nem que, para isso, abra-se mão do ponto de virada do roteiro.


No caso de Ilha do Medo (Shutter Island), as coisas são um pouco diferentes. Seu trailer praticamente conta um filme inteiro. Quando é assistido, percebe-se que o filme em si é bem diferente do que se vende no trailer.

Como o longa dirigido por Martin Scorcese (Os Infiltrados) é de boa qualidade, os produtores podem usar de tal manobra. Dessa forma, potencializa a surpresa do roteiro e aumenta-se o efeito do boca-a-boca.





2 comentários:

  1. Eu curti a Casa dos Sonhos.... mas concordo que o trailer revela muitas coisas do filme.
    Um filme que teve esse mesmo problema foi o Warrior que saiu esse ano. O trailer em sí foi uma bagunça e eles revelam o momento climax do filme... que é maravilhoso! Melhor que Rocky e um dos melhores do ano!!! uma pena

    ResponderExcluir
  2. Achei a Casa dos Sonhos muito mais envolvente do que Ilha do Medo

    ResponderExcluir