quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A Alma Roqueira de Noel: Boas tenções

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


O ditado diz “Se Deus lhe dá limões, faça um limonada”, mas parece que A Alma Roqueira de Noel quer fazer um suco de laranja. O documentário acompanha os ensaios, apresentações e todo o processo de aproximação do roqueiro Paulo Miklos (Titãs) com a obra de Noel Rosa.

As imagens obtidas nas apresentações, especialmente no Auditório do Ibirapuera (SP), renderiam um belo DVD musical. As demais gravações, de ensaios e conversas, funcionariam como extras pra completar o pacote.

Assim, o documentário que se obtém parece um sessão demonstrativa do tal DVD imaginário, em que trechos são exibidos aleatoriamente. Alguns depoimentos são repetitivos e a falta de uma explicação mais detalhada da história de vida de Noel Rosa parecem ter ficado de fora da sessão.


O encontro de Paulo Miklos com o samba começou durante a preparação para É Proibido Fumar. A partir daí, o músico e ator mergulhou na tradição do estilo musical. Ele foi convidado para participar das comemorações do centenário de Noel Rosa e assim nasceu o show com o Quinteto em Branco e Preto.

A voz de Miklos traz frescor à obra de Noel. A participação especial de jovens cantoras mostra que as canções do compositor carioca continuam relevantes para as novas gerações de músicos.

Junto ao público, a situação se espelha. Nas apresentações do Ibirapuera e da Virada Cultural, a pluralidade de idades dos presentes impressiona e assegura que as rimas de Noel serão ouvidas ainda por muito tempo.

* Este texto foi batizado com o nome de uma das canções de Noel Rosa.




A Alma Roqueira de Noel Rosa
Roteiro e Direção: Alex Miranda
Elenco: Paulo Miklos, Quinteto em Branco e Preto
Duração: 70 minutos
País: Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário