sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Condenação: A força de uma mulher

 por Edu Fernandes

Spoilerômetro: (?)


Em 2002, o programa jornalístico 60 Minutes mostrou uma matéria sobre Betty Anne Waters. O irmão dela foi preso no começo dos anos 80 e, depois de todos os recursos cabíveis na defensoria pública, condenado a prisão perpétua por assassinato. Beth na época não tinha sequer o ensino fundamental. Mesmo assim, ela foi atrás de completar seus estudos e se formar como advogada para conseguir provar a inocência do irmão.

Diante de uma jornada heroica de tamanha magnitude, começou uma pequena guerra para adquirir os direitos de mostrar tal história no cinema. Quase uma década depois do programa televisivo, é lançado o filme A Condenação (Conviction).

Quando se tem uma protagonista como Betty Anne Waters, é fácil conseguir emotividade na hora de narrar sua história. Por essa razão, o filme poupa-se de ousar ou exagerar em qualquer sentido. A aposta é toda no enredo. O resultado agradou a Betty Anne Waters. Ela disse: “O filme é tão fiel à vida. Nem todas as cenas aconteceram de verdade, mas cada emoção aconteceu”.

Betty é interpretada por Hilary Swank (Amelia). As duas foram se conhecer depois de iniciadas as filmagens. Hilary não queria fazer uma imitação e sim uma interpretação autêntica.

A atriz, como os demais colegas de elenco, consegue um registo sincero, mas não excepcional. A exceção fica para Melissa Leo (O Vencedor), que rouba a cena em sua breve participação no filme.








A Condenação (Conviction)
Direção: Tony Goldwyn
Roteiro: Pamela Gray
Elenco: Hilary Swank, Sam Rockwell, Minnie Driver, Melissa Leo
Duração: 107 minutos
País: EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário